Indiano dá volta ao mundo de bike pela conscientização da Aids

Por: Redação

Somen Debnath é um ativista indiano formado em zoologia,  geologia e antropologia pela Universidade de Calcutá, Índia. Ele que está percorrendo o mundo em uma bicicleta para conscientizar a todos sobre a prevenção do HIV/Aids e suas consequências.

worldsomen, Inglaterra - 2010
Somen Debnath em Worldsomen (Inglaterra); ativista indiano está desde 2004 percorrendo o mundo de bike pela conscientização da Aids

A aventura começou em 2004 e deverá terminar em 2020, serão 16 anos de estrada e muita força nas pernas.  Hoje o ciclista esta percorrendo a Argentina e seguirá por toda à America do sul. O indiano pretende percorrer 191 países até 2020, atualmente já foram 126 países. A viagem é um projeto pessoal e conta com o suporte de alguns patrocinadores da Índia.

em Mbabane (Suazilândia), em 2014
Somen durante palestra em uma escola de Mbabane (Suazilândia), em 2014

“Eu amo andar de bicicleta e escolhi a bicicleta porque é mais barato e com outro meio de transporte eu não poderia continuar minha viagem. É um meio de transporte limpo e fácil de transportar”, diz o indiano.

Somen conta aqui que quando voltar à Índia pretende construir uma vila global “onde todas as pessoas do mundo que quiserem viver conosco terão um lar”. “Eu acredito que todos nós fazemos parte de uma mesma família, uma família global”.

Foz do Iguaçu, este ano
O ativista indiano Somen Debnath durante passagem por Foz do Iguaçu este ano

Por Claudia Cristina

Compartilhe: