Jogos digitais elevam desempenho em matemática em escola de SP
Os jogos digitais estão ajudando alunos de uma escola pública em São Paulo a melhorarem seus desempenhos em matemática.
O nível de aprovação dos estudantes de 3º ano da Escola Estadual Henrique Dumont Villares, no bairro do Jaguaré, na zona oeste da capital, evoluiu de 57,6%, em 2016, para 84,8%, em 2017, segundo o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Resultado é bem acima da média estadual, que ficou em 51,3% no último ano.
Um dos principais motivos foi a implantação do sistema de jogos digitais para o ensino da disciplina no ano passado.
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O Saresp é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por meio de provas de conhecimento, com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista em língua portuguesa, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Os resultados integram o cálculo do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), que tem a Dumont Villares como a primeira colocada.
Os jogos
O sistema de jogos matemáticos usado na escola Henrique Dumont Villares foi desenvolvido pela startup israelense Matific, especializada em gamificação para o ensino da matemática da educação infantil até o sexto ano. A mesma ferramenta é utilizada atualmente por cerca de 170 mil alunos da rede pública e privada no Brasil, somando mais de 600 colégios.
A plataforma conta com 1,6 mil jogos pedagógicos alinhados com o currículo escolar de cada região do país. O programa é online e tem atualizações a cada seis semanas, com acréscimo de jogos e outras funcionalidades.