Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Pesca inusitada retira  5 toneladas de plástico do mar

A ação faz parte do primeiro Torneio de Pesca de Plástico, iniciativa global da cerveja Corona

Por: Redação

Uma iniciativa em prol da saúde dos oceanos já retirou do mar mais 5 toneladas de plástico. A ação faz parte do primeiro Torneio de Pesca de Plástico, iniciativa global da cerveja Corona, em parceria com pescadores locais.

O projeto nasceu a partir de um desafio interno de inovação de responsabilidade social corporativa, que foi testado pela primeira vez no México em 2021, passando em 2022 pelo Brasil China e Israel e deve se expandir também para a Colômbia e África do Sul ainda esse ano.

Torneio de pesca já retirou mais de 5 toneladas de plástico do mar
Crédito: Rafael Guedes/DivulgaçãoPescadores da Associação dos Pescadores e Maricultores (APMPC), comunidade localizada na praia da Cocanha, em Caraguatatuba (SP), durante o Torneio promovido em fevereiro

No Brasil, o torneio aconteceu no mês de fevereiro em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, com o apoio da ONG Guardiões do Mar e a participação de 55 pescadores. Em um único dia, mais de 1 tonelada de resíduos que prejudicam a vida marinha foram retirados do mar, sendo metade só de plástico. Ao redor do mundo, o projeto contou com a ajuda de 150 pescadores durante 15 horas.
A iniciativa reafirmou o compromisso de longa data de Corona pela proteção dos oceanos contra a poluição gerada pelo plástico e também beneficiou os pescadores da região, que fizeram dessa “pesca inusitada” um sucesso em sustentabilidade.

Além de uma premiação em dinheiro para as três equipes que retiraram a maior quantidade de resíduos da água, o torneio também premiou todos os pescadores participantes com a remuneração equivalente a um dia de trabalho e pagou o valor adicional por cada quilo de plástico coletado. Corona ainda vai reformar o principal galpão local, usado pela comunidade da praia da Cocanha como centro cultural e depósito para os barcos e demais ferramentas de trabalho dos pescadores.