Piquenique literário reúne especialistas para debater ‘Memórias da Emília’

Por: Redação

Não são só as personagens de Monteiro Lobato que gostam de inventar. Neste sábado (11), a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato realiza um picnário. Não sabe o que é? É um piquenique literário, totalmente Catraca Livre (gratuito), que vai reunir, às 15h, especialistas, artistas e formadores de leitores para um bate-papo sobre a obra de Monteiro Lobato por meio de reflexões sobre o livro “Memórias da Emília”.

Mediado pela jornalista especializada em cultura para a infância Cristiane Rogério e pelo poeta e pesquisador do acervo de Monteiro Lobato Oiram Antonini, o debate vai contar com Aline Abreu, mestre em literatura e crítica literária e pesquisadora de livros ilustrados; Henrique Sitchin, ator, bonequeiro, escritor e diretor teatral; Márcia Leite, escritora, educadora e diretora editorial; e Stela Maris Fazio Battaglia, doutora na área de linguagem e educação.

E, enquanto a conversa acontece, a Cia. Buzum realiza o espetáculo Mundo Português. Com apresentações dentro de um ônibus _ às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h _, a encenação de 20 minutos conta, com humor, o caminho da língua portuguesa pelo mundo, com bonecos que saem das páginas de um livro gigante e revelam ao público expressões e palavras africanas.

Ainda no sábado, será inaugurada a exposição Memórias da Emília, com nove ilustradores da boneca das décadas de 1920 a 1980. As comemorações abrem a Semana Monteiro Lobato, que comemora o 133º aniversário de um dos mais importantes escritores brasileiros, no dia 18, Dia Nacional do Livro Infantil.

Durante toda a semana, haverá uma ocupação artística com a artista plástica Amanda Rovai, que convida o público a produzir criações sensíveis de um autorretrato em forma de boneco, a partir do que sentem e não o que veem no espelho.

Onde: Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, rua General Jardim, 485, Vila Buarque,  São Paulo (SP)

Por QSocial

Compartilhe: