Plataforma de colaboração estimula a criação de soluções para cidades

Múrmura é a tradução do termo em inglês “murmuration” utilizado para denominar o barulho de várias asas batendo juntas ao mesmo tempo. Esse fenômeno acontece quando os pássaros se juntam no final do dia, voam juntos e assim ficam mais aquecidos, protegidos e trocam informações sobre boas áreas de alimentação. A prática, semelhante aos princípios da colaboração, foi o que inspirou o empreendedor Gabriel Gomes a fundar o Múrmura, uma plataforma colaborativa de ideias para cidade.

“Funciona como uma comunidade em busca de ideias simples e criativas para espaços urbanos, ou seja, um movimento que acredita que a inteligência coletiva pode construir cidades melhores”.

“Não jogue lixo no chão, tem uma lixeira logo alí” é um dos projetos que estão na plataforma Múrmura

No Múrmura você pode enviar sua ideia para melhorar sua cidade, criar um desafio que possa mobilizar as pessoas a ajudarem a criar uma solução para um problema público, ou você pode financiar a existência do Múrmura, tornando-se um Patrono.

“Patrono são pessoas que querem que a plataforma continue a funcionar. Elas contribuem com qualquer quantia todo mês, a média é R$ 25. Por financiarem a plataforma são essas pessoas que decidem quais ideias receberão o dinheiro para serem executadas”, explica Gomes

Entre os três principais projetos que nasceram dentro do Múrmura estão o “Parklet Itinerante”, uma estrutura modular que ocupa vagas de carro com o objetivo de juntar a comunidade local para uma tarde de compartilhamento e diversão, o “Não Joga No Chão”, pequenas placas amarradas nos postes com uma frase e a indicação de onde está a lixeira mais próxima e o “Action Box”, uma caixa que é recebida em casa com projetos de intervenção urbana pela comunidade da plataforma.

“Nossa meta é criar uma comunidade incrível de produção colaborativa de projetos para cidade: cocriando, prototipando e executando ideias que melhorem ruas e bairros locais e rapidamente atinjam nível nacional através dos Patronos”, diz o empreendedor.

“Por falar nisso, queremos muito chegar ao número de 620 patronos, que é o ponto de equilíbrio financeiro do Múrmura. Convido a todos a colaborar também.”