Programa busca ideias para melhorar cadeia produtiva da moda

A cadeia produtiva da moda na cidade de São Paulo esteve em destaque no noticiário brasileiro após inúmeras denúncias da ligação desse setor com o trabalho escravo. Com a intenção de promover uma solução para esse problema social, a Aliança Empreendedora, organização social sem fins lucrativos que ajuda pequenas empresas, e a INK, consultoria que apoia a expansão do impacto em iniciativas sociais, juntamente com o Social Good Brasil Lab, lançaram o projeto “Uma mensagem para a Liberdade”.

A iniciativa, que consiste em um programa de pré-incubação de ideias inovadoras, tem como objetivo desenvolver uma solução tecnológica que contribua para a melhoria das relações comerciais dessa cadeia para que sejam construídas relações econômicas mais justas que possam melhorar as condições de trabalho das costureiras da base da cadeia.

Podem se inscrever, pelo site,  empreendedores da área de tecnologias de engenharias, hardwares, softwares, novas mídias e telecomunicações.

“Há diversas abordagens possíveis para a melhoria da cadeia, e estamos abertos a criar e desenvolver algo que seja relevante para sua transformação e que tenha alto impacto e potencial de replicação e escala”, explica Márcio Pires, gerente de projetos na INK.

Entre as possibilidades, ele cita como exemplo a criação de um site onde compradores e varejistas de roupas possam negociar com parâmetros estabelecidos de acordo com os princípios do comércio justo, um software que ajude os donos de oficinas de costura a calcularem seu preço mínimo com a agilidade necessária para fortalecer sua capacidade de negociação,  uma plataforma de negociação coletiva entre oficinas de costura e varejistas, ou um sistema de acompanhamento e auditoria da cadeia de produção que use tecnologia para reduzir custos e aumentar a eficácia do processo.