Últimas notícias:

Loading...
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Programa capacita lideranças comunitárias para transformar espaços públicos

Com inscrições gratuitas, programa foca em iniciativas em prol dos espaços públicos na capital paulista

Por: Redação
Ouça este conteúdo

A pandemia trouxe uma reflexão sobre a importância da vivência nos espaços públicos. Com a retomada das atividades, garantir a segurança das pessoas, revitalizar e transformar os locais de uso coletivo são prioridades que ganham cada vez mais relevância para o contexto do desenvolvimento urbano.

Estruturado pelo Cidades.co, startup que ajuda iniciativas locais na criação de espaços mais humanos, acessíveis, interativos e de qualidade, o Programa de Aceleração de Lideranças Comunitárias Retomada da Cidade tem como objetivo auxiliar comunidades e bairros de São Paulo a desenvolverem e implementarem projetos para essa transformação.

Crédito: Divulgação Com inscrições gratuitas, programa foca em iniciativas em prol dos espaços públicos na capital paulista

O programa disponibilizará mentorias coletivas e individuais até novembro, além de um curso online gratuito organizado em dez módulos com aulas sobre capacitação em estruturação e gestão de projetos para espaços públicos.

Para Marcelo Rebelo, urbanista e idealizador do programa, estamos enfrentando uma situação social nunca antes vista. “Adaptar a nossa cidade, os nossos parques, praças e espaços de uso coletivo é garantir que nós sejamos protagonistas no processo de criação na retomada pós-pandemia”, afirma.

Os temas a serem trabalhados ao longo do processo de capacitação e mentoria do programa incluem: como criar um projeto de mobilização comunitária, como liderar processos participativos colaborativos e como captar recursos para projetos de vizinhança e iniciativas de impacto social no Brasil.

Ao final do terceiro mês, o programa selecionará 20 projetos comunitários, os quais participarão da primeira turma de captação de recursos coordenada pelo Cidades.co. Marcelo ainda pondera que, quanto maior o alcance, maior será o movimento de transformação. “Como interlocutores e viabilizadores, nosso papel é contribuir para que projetos de impacto social positivo tenham condições para caminharem sozinhos”, comenta.

As inscrições para o Programa Retomada da Cidades são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.retomadadacidade.com.br. A aula inaugural ocorreu no último dia 22 de setembro.

Compartilhe: