Programa une educação e geração de renda para combater efeitos da pandemia
Educar Transforma visa a geração de renda por meio da empregabilidade, empreendedorismo social e micro empreendedorismo
O movimento Transforma Brasil, que tem como objetivo estimular o voluntariado e o engajamento cívico, lança nesta sexta-feira, 28, o programa Educar Transforma, iniciativa para geração de emprego e renda. A data também é especial, pois celebra-se o Dia do Voluntariado.
O fundo foi criado pelo Transforma Brasil no início da pandemia com o objetivo de mitigar os impactos da crise em comunidades vulneráveis.
Na primeira fase, o movimento arrecadou mais de R$ 31 milhões, que foram destinados para ações de assistencialismo. Foram doadas cerca de 6 mil toneladas de alimentos, atendendo 400 mil famílias em 27 estados brasileiros por meio de 3000 entidades sociais. Também foram distribuídos 14 mil litros de álcool, 63 mil litros de derivados de leite, 54 mil litros de água, 200 toneladas de produtos de higiene/limpeza, 20 mil máscaras e quase 143 mil marmitas e lanches.
Na segunda etapa, que terá início nesta sexta-feira, o foco é promover um programa educacional que fomente o desenvolvimento econômico e social de pessoas em situação de vulnerabilidade, já que durante a crise provocada pelo covid-19, cerca de 8 milhões de vagas de emprego foram fechadas em todo o país.
Pilares do Educar Transforma
O programa Educar Transforma será desenvolvido em três pilares: capacitação (qualificação com conteúdo digital), incubação (mentoria e acompanhamento com projetos e iniciativas sociais), aceleração (acesso a recursos financeiros e materiais).
Dentro desse ecossistema, estão contemplados: ambiente virtual para capacitação e mentoria, mentores especialistas por área oriundos de instituições da rede Transforma Brasil (organizações da sociedade civil e empresas), kits de aceleração, microcrédito, definição das premissas para avanço nas fases do programa e acesso ao networking do ecossistema (parceiros, possíveis empregadores/empresas e investidores
“O Educar Transforma, por meio do fundo e com o auxílio dos nossos parceiros, promoverá uma série ações de educação cidadã e profissional para fomentar a empregabilidade e o desenvolvimento de microempreendedores (microempresas e negócios sociais), aumentando, dessa forma, as oportunidades para pessoas que foram afetadas pela pandemia”, explica Fábio Silva, empreendedor social e fundador do Transforma Brasil.
O público alvo do projeto é pessoas de baixa renda com até três salários mínimos e/ou em situação de vulnerabilidade social cadastradas na plataforma do movimento. A meta é capacitar 1 milhão de pessoas, sendo 100 mil mentoradas e 50 mil aceleradas. Para atingir esse resultado, a expectativa é de que 5.000 projetos cadastrados na plataforma Transforma Brasil participem da iniciativa.