Projeto pretende democratizar ensino de robótica no Brasil
Um projeto brasileiro tem como objetivo democratizar o ensino de robótica para as crianças. A ideia é ampliar o acesso a um kit de robótica “diy“ (faça você mesmo).
Um dos idealizadores, Robson Bordalo, explica que, atualmente, a maioria dos kits de robótica são importados e tem softwares e hardwares com alto custo de aquisição e manutenção. Segundo Bordalo, essa é uma das principais barreiras para a democratização e o acesso ao universo da robótica e da programação.
Assim, foi criada uma campanha de crowdfunding para viabilizar kits programáveis de baixo custo. A ação dura apenas mais dois dias.
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- Projeto Raízes abre 100 vagas gratuitas para jovens do Ensino Médio
- Escolas do Futuro abrem 2 mil vagas para cursos gratuitos
- Fundação Estudar oferece bolsas no Brasil e no exterior
A meta é reunir R$ 20 mil e combinar o uso de hardware e software de código aberto com a impressão 3D para produzir os kits programáveis de baixo custo. Eles contêm os componentes necessários para iniciar a montagem e a programação.
A ideia é que a manutenção e a reposição de peças possa ser feita por meio da impressão 3D, sem necessidade de estoque de peças ou de importação. Além disso, as peças do robô também podem ser impressas em diversas cores para tornar o uso mais divertido.
Bordalo explica que outro objetivo da campanha é reduzir o custo da impressão 3D, atualmente feita por meio de serviço externo, o que representa o maior custo do kit.
Caso você queira apoiar a proposta, clique aqui até a próxima quarta-feira (20). Saiba mais sobre a ideia no Facebook.