Publicitário cria cooperativa de freelancers no sul do Brasil

Em 2011, o publicitário Ricardo Dória percebeu que era cada vez mais comum a contratação de freelancers na área de comunicação para trabalhar apenas em determinados projetos. Com isso em mente e ao pensar em todas as possibilidades que surgiriam se vários profissionais com experiências diferentes se juntassem no mesmo lugar, teve a ideia de criar uma cooperativa de freelancers.

“Ao longo dos estudos para executar esse projeto, me deparei com o conceito de coworking, ainda extremamente novo no Brasil. Foi assim que decidi que era hora de trazer esses espaços para cá”, conta.

Nasceu então a Aldeia Coworking, o primeiro local com esse formato no sul do país, mais precisamente em Curitiba onde o ambiente de inovação e economia criativa é cada vez maior.

Com a proposta de desenvolver pessoas e negócios, o lugar oferece salas de reunião, salas para pesquisa, cursos, eventos de aceleração e encontros semanais de empreendedores que se ajudam mutuamente no desenvolvimento de negócios.

“Trabalhar junto é a melhor forma de trabalhar e em um espaço de coworking, além de fugir do isolamento, o profissional se cerca de pessoas com experiências para trocar”, diz Dória.

Para o publicitário, entre as vantagens da existência dos coworkings, está o fato do empreendedor economizar e se livrar de obrigações burocráticas, contas para pagar e dos esforços da manutenção de um escritório próprio.

“Para nós, a principal diferença é que a Aldeia é o lugar onde você traz a sua ideia e ela dá certo”, afirma o publicitário.