Semáforo pode ser ajustado de acordo com fluxo de pedestres
Pedestre ou motorista. Não importa a sua condição. O fato é que todos nós já passamos pela situação de tentar atravessar a rua em uma velocidade rápida para o semáforo não fechar ou permanecer um bom tempo em um cruzamento dentro do carro esperando alguém aparecer para atravessar o cruzamento. Um sistema que está em fase de testes em Londres promete ser uma solução para esse impasse.
A ideia é que o semáfoto seja ajustado de acordo com o fluxo de pedestres. Caso exista uma grande quantidade de pessoas para atravessar a rua, a tecnologia é programada para atender os transeuntes: o semáforo para pedestres fica mais tempo aberto. O inverso acontece quando existe uma quantidade mínima de pessoas para passar pelo cruzamento. Nesse caso são os motoristas que são beneficiados.
- Sinal branco? Entenda o que significa a nova cor nos semáforos
- Projeto empresta lanternas para a travessia de pedestres
- Pedestres e ciclistas poderão ser multados a partir de 2018
- Curitiba recebe semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida
O sistema chamado ‘Pedestrian Split Cycle Offset Optimization Technique’ (pScoot) funciona a partir de duas câmeras estereoscópicas que registram imagens de diferentes ângulos do cruzamento em questão. A partir dai, a tecnologia registra quantas pessoas irão atravessar a rua e programa o semáforo automaticamente.
O sistema está atualmente sendo testando em cruzamentos no sul de Londres.