Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Site permite comparar e dar notas a propostas de presidenciáveis

Sete jovens se juntaram em Minas para criar uma startup com a difícil missão de tornar a política brasileira mais transparente, competente e democrática. Para que isso se concretize, o Projeto Brasil foi pensado em duas etapas: uma pré-eleições (que já está no ar) e uma pós-eleições.

A primeira pretende apresentar ao eleitor as propostas dos candidatos à Presidência, permitindo que ele compare e comente os projetos de cada um. A página projetobrasil.org conta com um perfil do político em que é possível verificar o histórico de vida pública e dar notas para cada item proposto para o mandato. Há até um teste cego para que o usuário cheque seus conhecimentos sobre as propostas dos presidenciáveis.

A segunda, que será implementada após a decisão nas urnas, tem como foco a participação que o eleitor deve ter nas decisões que interferem no rumo do país. Por meio do site, os usuários vão poder acompanhar as promessas do presidente eleito.

“As pessoas poderão receber relatórios periódicos e específicos dos candidatos da sua cidade ou região, além de cobrar e sugerir ações”, afirma Lucas Marques, diretor de marketing do Projeto Brasil.

Além disso, a partir das bases de dados coletadas pelo site, será possível cruzar essas informações e gerar relatórios e mapas que estarão disponíveis para download.

“Queremos aumentar a qualidade e a quantidade de informações disponíveis para a população, além de ser um canal de comunicação que facilite a participação popular e permita aos políticos prestarem contas de suas ações”, afirma Marques.

O grupo por trás da startup também merece destaque. São jovens com experiências e formações diversas: há desde um mestre em ciências da computação pela UFMG a um economista que está fazendo MBA no MIT (Massachusetts Institus of Technology), nos EUA, e uma administradora que é doutoranda em ciências políticas na LSE (London School of Economics and Political Science), na Inglaterra.

Por QSocial