Você reconheceria um parente seu se ele fosse morador de rua?

Com o crescimento das grandes cidades o número de moradores de rua também aumenta. Uma organização norte-americana que oferece suporte a sem-tetos, chamada New York City Rescue Mission, fez um experimento social que comprovou que pessoas que vivem na rua se tornaram tão invisíveis para a população, que nem seus próprios familiares os percebem.

A campanha chamada Os moradores de rua se tornaram invisíveis? (Have the Homeless Become Invisible?, em inglês) vestiu e maquiou pessoas como se fossem mendigos e as posicionou em uma rua que seus parentes iriam passar para ver se seriam reconhecidos.

As câmeras escondidas que foram posicionadas para filmar o momento registraram um homem passando reto por sua esposa, com quem é casado há 34 anos, uma mulher não reconhecendo seus tios e um jovem não percebendo que era sua prima que estava sentada no chão.

Em seguida, essas imagens foram mostradas para as pessoas que estavam supostamente indo para uma entrevista para um documentário fictício. Todos ficaram bastante emocionados e impressionados com o acontecido e puderam voltar a rua para encontrar r o suposto familiar morador de rua.

Segundo o site da campanha, o objetivo é fazer as pessoas pensarem duas vezes antes de passar reto por um morador de rua, que não se pode entender essa situação como normal e conscientizar a sociedade que todos podem ajudar a reverte-la.

Assista aqui o vídeo, em inglês, que já ultrapassou a marca de três milhões de visualizações: