Projeto transforma avenida do Recife em espaço para pedestres e veículos não-motorizados

Término do projeto está previsto para dezembro de 2014

O projeto “Passeio Rio Branco”, que visa transformar a Avenida Rio Branco numa alameda para o uso apenas de pedestres e modais não motorizados, como bicicletas, toma forma no bairro do Recife.

Anunciado em fevereiro deste ano, o projeto faz parte do “Recife, cidade das pessoas”, conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura com o intuito devolver os espaços urbanos à população.

A primeira etapa do projeto já está em andamento, com a demarcação da avenida para usufruto de pedestres. A via já recebeu pintura diferenciada e palmeiras.

Em primeira etapa do projeto, Passeio Rio Branco já recebeu demarcação, pintura diferenciada e palmeiras
Créditos: Foto: Inaldo Lins/PCR
Em primeira etapa do projeto, Passeio Rio Branco já recebeu demarcação, pintura diferenciada e palmeiras

Por conta da transformação da Rio Branco, os veículos que utilizavam a avenida como acesso vindos da Ponte Buarque de Macedo, agora seguem à esquerda pelo Cais do Apolo ou à direita, pela Rua Madre de Deus ou Cais da Alfândega.

O projeto de transformação da avenida prevê a restauração das calçadas atuais mantendo a sua característica original, o embutimento da fiação elétrica e a transformação do passeio público em um espaço destinado exclusivamente à circulação de pedestres e modais não motorizados.

A via deve ser elevada à altura das calçadas, se estendendo até o Marco Zero e promovendo a integração desses ambientes. Ao término da execução do projeto está prevista para dezembro deste ano. A avenida deve contar, ainda, com postes de iluminação, quiosques padronizados, bancos públicos, espaços de convivência com a vegetação e nova arborização.

Confira abaixo vídeo do projeto desenvolvido para a Avenida Rio Branco: