Reciprocidade
Reciprocidade
Reciprocidade
Reciprocidade

Reciprocidade

Vila Madalena: um laboratório urbano do Catraca Livre

Por: Redação

Para mudar o mundo é preciso antes mudar o que está do nosso lado.
É por isso que o Catraca Livre, através do ReciproCidade – nosso programa de apoio a ações de impacto social – considera a Vila Madalena sua extensão, onde ajudou a criar um ambiente mais criativo e inclusivo não só com apoio de divulgação, mas recursos.
Desse olhar nasceu o Parque da Vila, a partir do fechamento do para automóveis do Beco do Batman, gerando um polo de economia criativa.
Dentro do Parque da Vila há espaços recuperados, como o Escadão da Patápio e a Praça do Catraca. Nos finais de semana, são oferecidas apresentações de jazz e música erudita em ruas agora apenas destinadas à convivência.

Roteiro das cores no Parque da Vida Madalena

ReciproCidade, o programa do Catraca Livre de estímulo à criatividade com impacto social, ajudou a impedir carros no Beco do Batman – e assim nasceu o Parque da Vila Madalena, repleto de arte na rua e galerias. Veja aqui a programação gratuita do Parque da Vila Madalena –https://goo.gl/fZmRgGAcreditamos que se queremos um mundo melhor devemos começar mudando o que está do nosso lado.Vídeo: Maurício Sarmento e Joana Penido Magalhães

Posted by Catraca Livre on Thursday, August 17, 2017

A sede do Reciprocidade já serve como exemplo de sua missão. É  cedido gratuitamente à Galeria Choque Cultural para que os trabalhos de arte, muitos deles de artistas de rua, continuem a ser expostos. Ficamos ao lado da maior galeria a céu aberto do mundo: o Beco do Batman.

O espaço também abriga um laboratório de projetos digitais voltados ao impacto social. O VilaMundo abre as portas da cidade de São Paulo, oferecendo ingressos gratuitos ou descontos para shows, concertos, filmes e peças de teatro. Também se desenvolvem ali mais três sites de estímulo à criatividade ( As Coisas Mais Criativas do Mundo), sustentabilidade ( As melhores Soluções Sustentáveis), inovação social ( Quem Inova) e ao samba ( Samba em Rede).

O espaço serve, aos domingos, na garagem, para concertos gratuitos de jazz e música erudita, transformando a rua num palco aberto. Periodicamente, é realizado o programa “Fator de Talento”, em que grande artistas se apresentam como jovens músicos, dando-lhes visibilidade.