“Gigantes das Copas – De 1950 a 1986” no Sesc Consolação

Na abertura da exposição, dia 9, às 19h, pocket-show com Max de Castro e Simoninha cantando músicas que têm o futebol como tema

divulgação
Bonecos de Pelé e Garrinhca
Bonecos de Pelé e Garrinhca

Imagine uma seleção de futebol formada por Pelé, Zizinho, Puskas, Didi, Garrincha, Eusébio, Tostão, Beckenbauer, Kempes, Paolo Rossi e Maradona, tendo como técnico o holandês da “Laranja Mecânica” Rinus Michels. Imaginou? Pois esta seleção existe, pelo menos no período de 9 de junho a 31 de julho no Sesc Consolação.

Em “Gigantes das Copas – De 1950 a 1986”, bonecos caricaturados destes jogadores, em tamanho natural, foram confeccionados pelas artistas plásticas Gigi Manfrinato e Sandra Lee, vestindo uniformes semelhantes aos das seleções da época em que jogaram. Colocados na clássica pose de foto de time (alguns em pé/alguns ajoelhados), tendo um painel plotado com o estádio onde será realizada a abertura da Copa 2010 ao fundo, eles estarão expostos na Convivência da unidade.

“Gigantes das Copas – De 1950 a 1986” tem como ideia principal homenagear o período em que os sistemas táticos permitiam mais espaço, maior autonomia e criatividade aos jogadores e as seleções eram formadas pela maioria de jogadores que atuavam nas equipes nacionais. Enfim, quando o tal do “futebol arte” ainda estava em voga.

A escolha destes jogadores foi feita por meio de uma eleição, envolvendo diferentes profissionais. São eles: Hilário Franco Jr. (historiador e escritor do livro “A Dança dos Deuses”), Celzo Unzelte (jornalista esportivo), Heródoto Barbeiro (jornalista), Orlando Duarte (jornalista esportivo), Prof. Dr. João Batista Freire, Ademir da Guia (ex-jogador), Vladir Lemos (jornalista esportivo), Ricardo Gentil de Oliveira e Olegário Machado Neto (professores de educação física e técnicos do SESC SP).

Pelé foi o único jogador não submetido à votação, por ser conhecido e reconhecido como o Atleta do Século, o maior jogador de futebol do século XX. Para informar sobre este período, será distribuído ao público visitante, um livreto contendo curiosidades culturais e dos jogadores que se destacaram neste período.

Para dar o clima da Copa do Mundo, a Convivência da unidade foi decorada com alguns elementos que remetem ao futebol, como grama sintética e as 32 camisetas oficiais das seleções que estão participando da Copa 2010.
Um totem eletrônico fornecerá informações sobre os jogadores que fazem parte da exposição e atualizará diariamente a tabela dos jogos da Copa 2010.

Neste mesmo totem, o público poderá escolher a sua seleção entre os jogadores que participaram das Copas de 50 a 86, que ao final da exposição será divulgada por meio de um painel. É neste ambiente, que será instalado um telão para a transmissão de todos os  jogos da Copa 2010. Nos intervalos, exibição de filmes da Programadora Brasil que têm o futebol como tema, tais como Boleiros – Era uma vez o futebol, de Ugo Giogertti, entre outros.

Contações de histórias para as crianças, aos sábados, que têm como tema o futebol, escritas por grandes autores como Ruth Rocha, Walcyr Carrasco e Jorge Amado complementam a programação especial da Copa. Confira:

Programação completa:

Abertura:
Dia 9 de junho, a partir das 19h. Convivência.
Pocket-show com Max de Castro e Simoninha cantando músicas relacionadas ao futebol. Duração: 30 minutos

Exposição:
Período de visitação: de 9 de junho a 31 de julho. De segunda a sexta, das 7h às 22h h/sábados, das 9h às 18h.

Contação de histórias:
Bateu, Chutou, é Gol
Num ambiente alegre e descontraído, duas atrizes e um músico contam histórias futebolísticas onde a bola faz parte da narrativa e dará o ritmo da apresentação, que será acompanhada por muitas brincadeiras e música animada! Com Grupo Parampará  e participação especial do músico Rodrigo Dias.

Histórias:
A decisão do campeonato, de Ruth Rocha
Sinopse: Dia da decisão do campeonato, jogo no segundo tempo. E o time da nossa rua, o Estrela D’Alva Futebol Clube, está perdendo de 1 a 0 para o adversário, Sai-da-Frente. Quando Catapimba entra na área e vai fazer
o gol para empatar a partida, um apito ecoa no campinho. O juiz jura que não foi ele. Catapimba vai de novo, prepara-se, a torcida vibra e PRIIII… novo apito! Pobre juiz. O pessoal está louco da vida! Ah, mas não é que
o apito vinha de trás do muro? Era o Bicão, papagaio do seu Manuel.
Dias 5 e 12 de junho. Sábados, às 15h. Convivência. Livre. Grátis. 100 lugares.

Camarões x Tartarugas, de Walcyr Carrasco
Sinopse: Rodrigo é um menino que mora com os avós na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Tem duas grandes paixões: o futebol e o surfe. Adora jogar bola com sua amiga Helô, ótima goleira, e sonha em conseguir dinheiro para comprar uma roupa de neoprene, uniforme dos surfistas. Um dia, Rodrigo recebe uma visita inesperada: a de um golfinho falante, que o convida para ser juiz na final da Grande Copa do Mar. Após um primeiro momento de surpresa, Rodrigo aceita a proposta e, com a ajuda de uma escama mágica que lhe permite respirar debaixo d’água, acompanha o golfinho ao fundo do mar.
Dia 19 de junho. Sábado, às 15h. Convivência. Livre. Grátis. 100 lugares.

A bola e o goleiro, de Jorge Amado
Sinopse: Nesta narrativa infantil, a imparcial Fura-Redes – inimiga número um do zero a zero – acaba se apaixonando justamente por Bilô-Bilô, um goleiro que vivia às turras com as bolas mas que se deixa encantar pela generosa pelota. Com bom humor e romantismo, A bola e o goleiro mostra que dois seres com vocações opostas podem reconhecer a beleza de quem é diferente – e até se deixar conquistar por isso.
Dia 26 de junho. Sábado, às 15h. Convivência. Livre. Grátis. 100 lugares.

Por Redação