“Vai começar a brincadeira…”, férias no Sesc Consolação

Oficinas de trapézio, malabares, equilíbrio e acrobacias, espetáculos de circo tradicional, de mágica e de teatro, são algumas das atividades que fazem parte da programação de férias da unidade.

Mesmo em tempos de rádio, TV e Internet, o circo ainda atrai a atenção de muitos espectadores, trazendo diversão e encantamento para um público de todas as idades.  “Vai começar a brincadeira…” resgata esta antiga arte com atividades lúdicas e desafiadoras, como oficinas aéreas (tecidos e trapézio fixo), de malabares (lenço, bola, aro e laço), de equilíbrio (prato chinês, rola-rola e perna-de-pau) e de acrobacias (roda alemã e minitrampolim) e espetáculos de circo tradicional, de mágica e de teatro.

Além disso, traz a exposição  “Don Ramón”, sobre a vida e a obra de Ramón Martin Ferroni, 82 anos, um dos mais importantes artistas de circo no Brasil, apresentando seus materiais de trabalho (bicicleta acrobática, aparelhos de malabarismo, malas e valises de viagem e figurinos especiais), fotografias de época e vídeos dos treinos e apresentações do artista.

Oficinas Circenses

Vivência geral nas estações:
Aéreos: tecido e trapézio fixo;
Malabares: lenço, bola, aro e laço;
Equilíbrio: prato chinês, rola-rola e perna-de-pau;
Acrobacias: roda alemã e mini tramp;

De 6 a 24 de julho, das 14h às 17h/de 27 a 31 de julho, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h/ sábados, das 12h às 15h. A partir de 5 anos.

Espetáculos

Mágica – A mágica é realizada comumente com a interação do público em atrações de pequeno e médio porte, conduzidas pelo Mágico/Palhaço que utiliza o humor como tempero dos truques de mágica. Com o palhaço/Mágico Tachinha.
Dias 7 e 21 de julho. Das 19h às 20h. Convivência. A partir de 5 anos.

Lê Cirque Magique – Espetáculo que coloca em cena um circo cheio de grandes atrações: palhaços, mágicos, trapezistas, atirador de facas, malabaristas, equilibristas, o domador de leões, o tecido flutuador, a mala mágica, o incrível homem-bala, os acrobatas. Com Cia. Arlequins.
Dia 8 de julho (quarta), das 19h às 20h/Dias 9 e 11 de julho (quinta e sábado), das 15h às 16h, Convivência. A partir de 5 anos.

O Circo dos Objetos –  Espetáculo com manipulação de objetos que se transformam em personagens circenses. Mariza Basso – Cia Paulista de Teatro.
Dia 15 de julho (quarta), das 19h às 20h, Ginásio Vermelho, 2º andar e dia e 18 de julho (sábado), das 15h às 16h, Convivência. A partir de 3 anos.

Brincadeira – Espetáculo que conta a saga de uma trupe de artistas que busca resgatar um pouco de poesia, em meio à correria das grandes cidades. Números de circo, esquetes e música ao vivo são apresentados aproximando o público da dança popular, da música brasileira e do teatro. Fratelli.
Dias 22 e 25 de julho (quarta), das 19h às 20h, e sábado, das 15h às 16h, Ginásio Vermelho, 2º andar. A partir de 5 anos.

Espetáculo Circense Tradicional – show de variedades circenses que segue a linha do Circo Clássico em que um mestre de picadeiro faz a ligação entre os números virtuosos – tanto aéreos quanto de solo – e esquetes tradicionais de palhaço que trazem a ludicidade e a alegria ao “picadeiro”. Cia Corpo Mágico.
Dias 27 e 29 de julho, quarta, das 19h às 20h, e sábado, das 15h às 16h, Ginásio Vermelho, 2º andar. A partir de 3 anos.

Exposição: Don Ramóm

Apresenta a vida e obra de Ramón Martin Ferroni, 82 anos, um dos mais importantes artistas de circo no Brasil. Nascido em Rosário, Argentina, atuou profissionalmente como ciclista acrobático, monociclistas e antipodista (malabarismo com os pés) das décadas de 30 a 80, apresentando-se em quase todos os grandes circos brasileiros (Tiani, Orlando Orfei, Garcia, etc.) e, também, Europa, Ásia e Caribe. Além de sua inestimável importância para o circo, suas artes e história, Ramón Ferroni possui, ainda, inigualável destaque por ter sido responsável pelo projeto e criação de praticamente todos seus instrumentos de trabalho como, por exemplo, sua bicicleta de acrobacias, composta de travas e engrenagens especiais que possibilitam a sua desmontagem sem a necessidade do ciclista descer da mesma.
A exposição contará com seus materiais de trabalho (bicicleta acrobática, aparelhos de malabarismo, malas e valises de viagem e figurinos especiais), fotografias de época e vídeos dos treinos e apresentações do artista.

De 6 a 24 de julho, das 14h às 20h/de 27 a 31 de julho, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 20h/ sábados e feriado, das 12h às 15h. Ginásio Vermelho, 2º andar. A partir de 5 anos.

Por Redação