Hoje é o “Dia da Abolição da Escravatura”

A data também comemora o nascimento de Lima Barreto, o dia dos Pretos Velhos e o Dia Nacional da Denúncia contra o Racismo

Hoje, 13 de maio, comemora-se, no Brasil, o dia da Abolição da Escravatura, que ocorreu em 1888, no Rio de Janeiro,com a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.

O regime escravagista começou no país durante a colonização, no século XVI, e perdurou até o fim do século XIX. Antes da Abolição definitiva, surgiram algumas leis como  a Lei do Ventre Livre e dos Sexagenários. Além disso, o fim do tráfico negreiro também contribuiu para o declínio desse sistema.

Contudo, a Lei Áurea foi duramente criticada por não ter sido seguida por uma política social de integração dos negros libertos. As consequências foram a marginalização e o crescimento do racismo. Por outro lado, a data marca a luta e superação que os negros vêm enfrantando até os dias de hoje.

Dia 13 de maio tem outros motivos para serem comemorados, como o dia do nascimento do escritor Lima Barreto, o dia dos Pretos Velhos e, ainda, o Dia Nacional da Denúncia contra o Racismo.

O Catraca Livre selecionou algumas programações para comemorar essa data que é um marco na história do Brasil. Confira:

13 de maio na Casa Amarela

Povo herero é retratado em exposição no Museu Afro Brasil

Elo-da-Corrente realiza o III Abolindo a Escra-visão no Brasil

Pílula de Cultura Feira Preta aborda relação entre Brasil e África

Noite dos Tambores resgata valores da musicalidade percussiva na zona sul

Comboio Yalodê comemora 13 de maio com cultura, música, culinária e moda

João Cândido é tema de exposição em Mauá