“Sertão do Mundo” traz ‘road movies’ ao Sesc Santana

A saga de retirantes nordestinos em busca de novas oportunidades é um tema recorrente na sociedade brasileira. Até mesmo um ex-presidente da República (Lula) carrega em sua biografia esta história. Na literatura e no cinema, não é diferente e clássicos foram produzidos com esta temática.

Explorando esta temática, o Sesc Santana promove, às terças-feiras de julho, a mostra de cinema “Sertão do Mundo”, série de filmes de estrada (“road movie”), que retrata a relação de itinerância de personagens com o sertão brasileiro.

“Cinema, Aspirina e Urubus”, “O Caminho das Nuvens” e “Árido Movie” integram a mostra. Confira a programação:

dia 5

20h
Cinema, Aspirinas e Urubus (Brasil, 2005. Drama – Cor. Duração: 101min. 14 anos. Direção: Marcelo Gomes)
Sinopse: O encontro entre um alemão fugido da Segunda Guerra Mundial com um nordestino propenso a ir embora para uma cidade grande é o tema central do enredo.

dia 12

20h
O Caminho das Nuvens (Brasil, 2003. Drama – Cor. Duração: 87min. 14 anos. Direção: Vicente Amorim)
Sinopse: O filme é baseado em fatos reais e narra a história de um casal e seus cinco filhos que rodam 3.200 quilômetros, atravessando cinco estados até chegar no Rio de Janeiro, onde almejam um emprego de mil reais por mês.

dia 19

20h
Árido Movie (Brasil, 2006. Drama – Cor. Duração: 115min. 16 anos. Direção: Lírio Ferreira.
Sinopse: Realizando o caminho inverso das tradicionais retirâncias de nordestinos com destino ao Sul, Jonas, que vive em São Paulo desde a infância, é obrigado a voltar ao Nordeste por conta de uma tragédia familiar. O clima não é nada amistoso no reencontro.

Por Redação