“Negras Expressões” na Casa das Caldeiras comemora os 22 anos da Fundação Cultural Palmares

Dia 18 de agosto, às 20h, acontece na Casa das Caldeiras “Negras Expressões”, um grande evento em comemoração ao 22º aniversário da Fundação Cultural Palmares.

“Negras Expressões” conta com desfiles de moda afro, apresentação de vídeos de tribos africanas e comunidades afrodescendentes. Para completar a festa, acontece shows musicais com a cantora Mariella Santiago e a banda Eletropercussiva.

O desfile de moda fica por conta do estilista Rodnei Costa, da Bahia, que idealizou uma grande festa onde a moda, a música e as imagens do cotidiano das comunidades afrodescendentes atuam ao mesmo tempo não só para reforçar a beleza da cultura negra como para elevar a autoestima dessa população.

A cantora Mariella Santiago já gravou com Sting, cantou com Gilberto Gil e Carlinhos Brown. Seu primeiro CD foi lançado em 2002, Brasken de Cultura e Arte, tem as participações como Hermeto Pascoal, Carlinhos Brown e Dj Dolores. Nos últimos anos, além de dedicar-se ao trabalho solo, colaborou com vários artistas, dentre eles Gilbertto Gil e Carlinhos Brown, como vocalista. Seu novo trabalho traz Calunga Exuberante, um baião-trance, feito com o amigo Chico César.

Nascida em Slavador, a banda Eletropercussiva é a junção de referências de blocos afros com a linguagem contemporânea do Hip-Hop. Este gênero apresenta-se como uma leitura inovadora atrelada a influência de outros ritmos como o reggae, samba, ragga, funk e dub.

O som do grupo é uma mistura dos elementos analógicos e digitais como os tambores, as pickups, samplers, baixo e guitarra comandados pelos cantores e MC’s. A Eletropercussiva já lançou dois cds desde a sua criação: o ‘Eletropercussiva’ (de 2005) e ‘O Universo Coletivo’ (de 2007).

Divulgação
Negras Expressões

Fundação Cultural Palmares

A Fundação Cultural Palmares é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Cultura, que formula e implanta políticas públicas que têm o objetivo de potencializar a participação da população negra brasileira no processo de desenvolvimento, a partir de sua história e cultura. Tem a missão de  promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra visando à inclusão e ao desenvolvimento da população negra no Brasil.

Por Redação