2ª Jornada para a Maturidade tem Jair Rodrigues, grupo Parlapatões e outras atrações culturais

Ciclo de atividades reúne música, artesanato, dança, teatro e circo

Jair Rodrigues apresenta suas canções no dia 10 de outubro, às 20h30

Variadas linguagens artísticas se encontram entre os dias 1º e 12 de outubro pela 2ª Jornada Cultural para a Maturidade – Arte e Cultura, que se propõe a levar iniciativas que insiram o público da terceira idade em linguagens artísticas presentes na cultura brasileira.

Com entrada Catraca Livre, o evento reúne mais de 10 atividades nas áreas de artes plásticas, fotografia, dança, artes visuais, teatro, música, circo e literatura. As iniciativas se distribuem por diferentes pontos da capital paulista, como unidades dos CEUs, centros culturais e parques públicos.

Atrações consagradas como a trupe teatral do Grupo Parlapatões e o balanço inconfundível de Jair Rodrigues são alguns dos destaques da programação. No âmbito literário, o público poderá participar de workshop com o escritor Ignácio de Loyola Brandão.
Confira a programação completa nas abas abaixo:

Música

Dia 10, às 20h30

– Jair Rodrigues
Importante personagem da canção popular brasileira, o cantor sobe ao palco para apresentar seus grandes sucessos de sua carreira e contar um pouco da sua história.

Onde: Centro de Cultura Judaica – , Rua Oscar Freire, 2500 – Rua Ferreira de Araújo, 741
Dia 11, às 16h

– Bastien e Bastienne- W. A Mozart – 1768.

O concerto é um Singspiel – subgênero musical da ópera -, e conta a história de amor entre Bastien e Bastienne camponeses que vivem em um pequeno vilarejo. O amor dos camponeses é posto em duvida quando Bastien conhece uma fina e rica dama da cidade que o agrada com presentes. Bastienne, decepcionada com a atitude de Bastien, recorre a Colas, o mago, e pede ajuda para reconquistar o amado. A obra é baseada na peça Le Devin Du Villlage de Jean Jaques Rousseau, com libreto de F.W. Weiskern , J.H. Muller e J. A. Schachtner e foi composto por Mozart quando tinha apenas 12 anos de idade.

Onde: Tarttesal do Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca.

Artes Plásticas
Entre 2 e 13 de outubro, das 9h as 18h

– O Pintor e seus Cenários

A mostra reúne obras de 10 artistas de uma mesma geração que iniciaram suas trajetórias nos anos 60 e têm como principal oficio a pintura.

Os artistas que integram o repertório da mostra: Antonio Hélio Cabral, Antonio Peticov, Claudio Tozzi, Ivald Granato, José Roberto Leonel Barreto, José Roberto Aguilar, José Zaragoza, Luiz Paulo Baravelli, Tomoshige Kusuno, Zélio Alves Pinto.

Onde: Galeria Prestes Maia – Praça Patriarca – Anhangabaú. Telefone, (11) 3283-2585
Fotografia

Exposição: De 2 a 13 de outubro

Com curadoria assinada por Carla De Franco, este núcleo é um convite de aproximação entre o público da terceira idade e renomados fotógrafos que atingiram a maturidade em plena atividade.
Fotógrafos convidados: Du Ribeiro, Pedro Rubens, Dercílio Vanzelli, Antonio Saggese, Camila Butcher, Fausto Chermont.

Atividades paralelas:

– Palestra: “Coleção de fotografia do MAM São Paulo, focada na gestão do Tadeu Chiarelli” por Carlos de Piratininga.

Dia 4 de outubro a partir das 15h
– Workshop: “Princípios básicos da fotografia” por Carlos de Piratininga e Eduardo Pozzella.

Teatro
Dia 8, às 17h

Neste dia, ocorre um bate descontraído com a atriz e humorista brasileira Grace Gianoukas, responsável por um dos projetos que renovou o humor de São Paulo no início dos anos 2000: a Terça Insana.
Onde: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – Tel.: 3397 4002

Literatura

Dia 8, ás 17h

Encontro com o cronista, romancista e jornalista Ignácio Loyola de Brandão, onde o autor fala sobre sua trajetória de vida e como transformou seu sonho de conquistar o mundo com sua literatura em realidade.

Onde: Centro de Convenções Rebouças – Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23 – Pinheiros – Tel.: 3898-7850

Dança

Dias 5 e 6, às 20h30 e 17h respectivamente

A Lúmini Cia. de Dança se apresenta pela primeira vez em São Paulo um espetáculo aberto ao público. A peça “Matéria”  atinge o público de forma lúdica, por meio de efeitos visuais gerados por luminescências, que, num jogo constante de claro e escuro. Os jogos de luzes tornam os bailarinos invisíveis e possibilita substituir o corpo humano por figuras geométricas e pela dança de pássaros e borboletas.

Onde: Céu Jaguaré : Av Kenkiti Simomoto, 80 – Jaguaré.

Circo

O grupo Parlapatões, tradicional grupo teatral paulista, apresenta dois espetáculos utilizando técnicas circenses e recursos do teatro de rua:

Dia 2, às 17h

– Nada de Novo: Peça é composta por diversos quadros cômicos que traduzem a forma inusitada e descontraída da trupe fazer humor, e faz uma homenagem aos grandes mestres da atuação cômica. O quadro foi estreado em 1991 e quase vinte anos depois, ainda se mantém firme como um dos principais marcos do grupo.

Dia 3, às 16h 

Nóis Otário: a peça narra a vida de Luiz Carlos, que se vê envolvido num grande imbróglio, que envolve o importante senador Laudemar do Espírito Santo. Por causa das confusões feitas entre o assessor do senador, um agente federal e o presidente de uma ONG, Luiz Carlos acaba se tornando responsável pela instalação de uma CPI.

Por Redação