7 lugares imperdíveis em SP para ver a natureza do alto

Acordar cedo, encarar uma trilha em meio à natureza e chegar ao cume de uma grande montanha: essa é a ideia perfeita para um dia de turismo para você? São Paulo é um Estado privilegiado para quem gosta deste tipo de aventura, já que aqui temos diferentes serras e grande número de montanhas e picos com grande altitude.

A trilha ao Pico do Jaraguá tem cerca de 6km e não apresenta dificuldades técnicas
Créditos: Chensiyuan/Wikimedia Commons
A trilha ao Pico do Jaraguá tem cerca de 6km e não apresenta dificuldades técnicas

Que tal programar seu próximo passeio de ecoturismo e conhecer um desses lugares? Para ajudar, o Pegcar separou neste artigo algumas trilhas de tirar o fôlego para quem é apaixonado por alturas. Conheça!

1 – Pico do Jaraguá

O ponto mais alto da cidade de São Paulo fica na zona o

este e oferece uma vista incrível da capital paulista e região metropolitana. A subida dos 1.135 metros da montanha pode ser feita pela Trilha do Pai Zé, cujo trajeto dura em torno de 1 hora em meio à mata fechada

2 – Pico do Itaguaré

Na divisa entre São Paulo e Minas Gerais fica o Pico do Itaguaré, com 2,3 mil metros de altura. Para chegar até seu cume, é preciso estar preparado! A trilha é difícil, recomendada apenas para aqueles que tiverem disposição para encarar a subida em meio à mata, que pode durar até 6 horas. Quem conseguir encarar o desafio, porém, será recompensado com uma vista inesquecível da região.

3 – Pedra da Onça

A Pedra da Onça está no topo da Serra da Mantiqueira, na cidade de São Francisco Xavier. Com 1.960 metros de altitude, esta montanha oferece uma vista de tirar o fôlego das cidades ao seu redor. A trilha é bem sinalizada e tem duração de, aproximadamente, 5 horas, considerando a ida e a volta.

4 – Pico dos Marins

O Pico dos Marins não poderia estar fora desta lista, afinal, é uma das maiores montanhas do estado de São Paulo, com 2.420 metros de altitude. Ela também está localizada na Serra da Mantiqueira, pertinho do Pico do Itaguaré, na cidade de Piquete (a 242 km de São Paulo).

Para fazer a subida do Pico dos Marins, recomenda-se chegar ao início da trilha em um veículo 4×4, devido à sinuosidade da estrada de terra que leva até lá. O caminho é considerado uma das trilhas de montanha mais bonitas e preservadas do país, por isso programe-se para sair cedo e aproveitar o trajeto, que pode durar até 7 horas, dependendo do ritmo da caminhada.

Este é um roteiro considerado difícil, sendo cansativo até para quem já tem experiência com trilhas de grandes montanhas. Por este motivo, se não se sentir preparado para fazê-la de forma independente, vale a pena contratar um guia local.

5 – Pico do Corcovado

Não, este não é o Corcovado carioca, mas também oferece uma bela vista para o litoral. O Pico do Corcovado fica em Ubatuba, a 260 km de São Paulo. Esta montanha tem 1.160 metros de altitude e está em uma Unidade de Conservação Ambiental. Por isso, antes de cair na estrada, saiba que é preciso informar seu roteiro e agendar o passeio com o Núcleo Picinguaba.

Devido ao seu grau de dificuldade, recomenda-se fazer esta trilha com um guia, que garantirá maior segurança para o trajeto em um dos pontos mais altos da Serra do Mar.

Quer conhecer mais duas montanhas para chegar perto do céu e se conectar com a natureza em São Paulo? Continue lendo no blog do Pegcar!