Ande pela Paulista e encontre intervenções do FILE

divulgação
Simulação

A avenida Paulista está tomada por novos experimentos e tecnologias por causa  do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica). Instituto Cervantes, Conjunto Nacional, Livraria Cultura, Cine Livraria Cultura, vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Livraria Cultura, Parque Trianon, Espaço Fiesp e Fnac  recebem intervenções. Veja o mapa completo.

Por exemplo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional está a instalação “Invente um Sorriso”, de Daniela Arraias e Luiza Voll, parte integrante do FILE PAI (Paulista Avenida Interativa = Arte Pública Interativa). Trata-se de um projeto de fotografia colaborativa e qualquer pessoa é convidada a inventar seu próprio sorriso, através da foto. O projeto já é feito pela internet e arrecadou em meses cerca de 5 mil fotos. Vale lembrar que o FILE PAI é uma realização do Santander Cultural.

Outro destaque, de acordo com Maria Eugênia, curadora do File, é o “Nemo Observatorium”, do Belga Lawrence Malstaf. A ideia é justamente simular quando um tornado está em atividade. A pessoa entra em um cilindro de PVC – de aproximadamente 2 metros de altura –, senta em uma cadeira e fica em meio a bolinhas de isopor, numa simulação ao fenômeno.  Confira a simulação

Mais que o real

Criadora de tablets (dispositivo em forma de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet), Maria Eugênia destaca nesta edição a criatividade dos participantes. Para ela, quando um criador inventa algo que ultrapasse a realidade, significa que ele está ligado com futuro da tecnologia. “Sabemos que hoje é possível fazer a reprodução perfeita de um violino e isso acontece. Mas perceber que existe a possibilidade de criar coisas que vão além do real também pode ser interessante”, afirma.

Exemplo da tese da curadora é o “Singing Fingers”, dos norte-americanos Jay Silver e Eric Rosenbaum. O aplicativo deles é uma proposta de mostrar que o livro digital é uma tendência. O visitante move seu dedo livremente pela tela enquanto fala ou canta e tem a sensação de manipular uma lata de tinta spray para remixar o que foi cantado.

O FILE fica em cartaz até o dia 21 de agosto e tem entrada Catraca Livre.

Por Redação