Artemobilia Galeria traz os imigrantes, o marceneiro e o arquiteto

Mostra apresenta dois importantes nomes de design de móveis brasileiros

O marceneiro português Joaquim Tenreiro e o  arquiteto italiano Giuseppe Scarpinelli foram os pioneiros na arte de ousar e redesenhar o móvel brasileiro do século XX.  A Artemobília Galeria reconhece o trabalho deles e traz exposição com obras nunca antes expostas dos revolucionários do design.

A mostra “Joaquim Tenreiro e Giuseppe Scarpinelli” vai de 29 de junho à 12 de julho, com visitação das 10h às 17h. A entrada é Catraca Livre.

O objetivo é apresentar o trabalho dos dois artistas, colocandos-os lado a lado pela primeira vez, além de traçar um perfil histórico do design mobiliário no Brasil e sua ligação com as artes plásticas e arquitetura.

São  mais de 40 peças, entre cadeiras, poltronas, mesas, aparadores, pinturas e esculturas.  A “poltrona leve” – uma das peças mais conhecidas do português Joaquim Tenreiro faz parte da mostra. Releituras de Giuseppe Scapinelli para as clássicas poltronas begere, sua mesa de jantar “aranha”, com tampo de vidro pintado por De Marchis, além do bar e do aparador em caviúna, com apliques de placas de cerâmica de Tacari também estarão expostos.

Além de moveleiros e decoradores, os dois foram multi-artistas. Tenreiro também foi pintor, desenhista e escultor e Scapinelli foi ceramista e pintor. O português resgatou a palhinha e a transformou em seus móveis e  o italiano modernizou os elementos do mobiliário clássico europeu.

Sobre a Artemobilia Galeria

Nascido em 2007, o espaço traz a proposta de expor e enaltecer o trabalho dos designers brasileiros. A Artemobilia está localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, e conta com representativo acervo do mobiliário moderno brasileiro e memorabília ligada às expressões artísticas e culturais brasileiras dos anos 1940 a 1980.

Confira algumas imagens abaixo:

Por Redação