As semelhanças de Mazzaropi e Chaplin são temas de mostra no CCJ

Dois filmes são exibidos como suporte para fazer uma relação que mapeia as similaridades entre os personagens

Embora sejam de culturas cinematográficas distintas, os personagens Amácio Mazzaroppi e Charles Chaplin possuem muitas características em comum. Ambos distrubuiram alegria pelas telas ao articularem a imagem do “vagabundo”, cada um com sua peculiaridade.

Para cultuar as personalidades cômicas dos dois ícones, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) promove nesta sexta, 16, às 18h, a mostra “A Imagem do Vagabundo em Chaplin e Mazzaropi”, com entrada Catraca Livre. Duas produções serão exibidas para que o público possa fazer as comparações e cair nas gargalhadas ao apreciar as trapalhadas dos personagens.

Confira abaixo os dois filmes escolhidos para a mostra.

O Vagabundo

O Vagabundo (The Tramp, EUA, 1915, 32′, Dir. Charles Chaplin)

Nesta trama, Carlitos é um vagabundo azarado, mas tão azarado que chega a ter sua refeição roubada e trocada por uma barra de tijolo. Ao identificar os ladrões e perceber que estes perturbam uma senhorita, o atrapapalhado não hesita em fazer seu papel de herói.

http://www.youtube.com/watch?v=mhncKBnqOK0

Jeca Tatu

Jeca Tatu (Brasil, 1959, 95′, dir. Milton Amaral)

Jeca é um roceiro que tem a preguiça escorrendo em suas veias. Ele só começa a se coçar ao perceber que seu pequeno rancho está ameaçado pela invasão de latifundiários gananciosos. A produção é um retrato do homem rural e seu envolvimento com a reforma agrária.

http://www.youtube.com/watch?v=QyF1zw1LlHU

Por Redação