Bollywood e cinema ao curry na Cinemateca

Mostra de filmes indianos traz novo panorama da última década

Por Redação
26/09/2011 11:40 / Atualizado em 05/05/2020 16:23

A Índia se destaca por contínua ascensão econômica e sua cultura milenar, que mistura tradições à tecnologia sem perder sua identidade.  As artes também tem um papel importante, desde a arquitetura até o cinema, cada vez mais mundializado.

Com a fusão dos termos Bombaim (antigo nome de Mumbai) e Hollywood, o país ganhou o seu próprio pólo cinematográfico: a conhecida Bollywood.  Para representar a consagração de Bollywood e do cinema no país, a Cinemateca Brasileira traz a “V Mostra de Bollywood e Cinema Indiano”.

Obras recentes e que mudaram o panorama da filmografia do páis nos anos 2000 compõem a programação, que vai de 27 de setembro a 9 de outubro. A entrada é Catraca Livre.

A mostra é resultado da parceria entre Cinemateca, a produtora Miríade Filmes e da curadoria de Beatriz Seigner e Ibirá Machado.

Abaixo, três destaques da programação, disponível no site da Cinemateca:

O Imposto

Dia 27, às 19h, na Cinemateca Petrobras
Dia 30, às 17h, Cinemateca BNDES

O Imposto (Lagaan. Dir.: Ashutosh Gowariker. Índia, 2001, 224’. Livre)

No período vitoriano, camponeses de uma vila são obrigados a pagar altas taxas ao governo britânico, mas acabam por não conseguir cumprir a obrigação. Para resolver o impasse, um oficial da coroa os desafia para uma partida de críquete: se vencerem, os indianos ficam isentos da taxa.

Até o momento, a população da Índia desconhecia o críquete. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro em 2002 e ganhou diversos prêmios em festivais internacionais como Leeds, Locarno e Bergen.

http://www.youtube.com/watch?v=FNX1beRgwJ8

A Cor do Sacrifício

Dia 29, às 20h, na Cinemateca Petrobras
Dia 7/10, às 17h30, Cinemateca BNDES

A Cor do Sacrifício (Rang De Basanti. Dir.: Rakeysh Omprakash Mehra, 2006,157’, 14 anos)

Sem recursos para produzir um filme em seu país, jovem cineasta britânico segue rumo à Índia para rodar documentário que retrata a vida de seu avô. A história traz temas relacionados a independência indiana, o imperialismo, nacionalismo e revolta.

Foi o eleito a concorrer ao Oscar de Melhor filme estrangeiro em 2007, indicado ao BAFTA e premiado em diversos festivais indianos.

http://www.youtube.com/watch?v=rLPEKZnIYRM

3 Idiotas

Dia 28, às 20h, na Cinemateca Petrobras
Dia 2/10, às 15h, na Cinemateca BNDES

3 Idiotas (3 idiots. Dir.: Rajkumar Hirani. Índia, 2009, 164’, 12 anos)

Depois de uma década de formados, dois amigos engenheiros descobrem aonde vive um colega que não viam desde os tempos da faculdade. Decidem se aventurar a encontrá-lo e relembram aos poucos momentos que marcaram a amizade.

O filme bateu todos os recordes de bilheteria da história do cinema indiano, tanto de salas ocupadas, quanto de arrecadação. Dois fatores curiosos contribuíram para o feito: a Índia é um dos países com maior percentual de estudantes de engenharia no mundo. O segundo: o filme foi lançado oficialmente no Youtube, doze semanas após sua estreia.