CCBB apresenta retrospectiva sobre inovadores do cinema francês
"Straub-Huillet" fica em cartaz até 29 de janeiro, com sessões de terça a domingo
Experimentações estéticas e sonoras norteadas pelas incursões na temática da ética e da política, tendo como campo de atuação as adaptações de textos – peças de teatro, ópera e textos em verso e prosa. Assim pode ser classificada a obra conjunta dos cineastas franceses Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, que recebe uma mostra cinematográfica, de 17 a 29 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil.
Serão exibidos 40 filmes: 26 dos 29 filmes do casal, realizados de 1962 a 2006, ano da morte de Danièle; nove curtas realizadas por Straub entre 2006 e 2011 e cinco filmes sobre os cineastas dirigidos por Harun Faröcki, Manfred Blank, Pedro Costa, Jean-Paul Toraille e Philippe Lafosse.
O conjunto da obra do casal de diretores foi premiada pelo Festival de Veneza, bem como o filme “Sicília”, laureado com o “Prêmio da Crítica” na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 1998, e “Relação de Classe”, de 1983, vencedor do Festival de Berlim.
- História da cidade de SP e sua gente: para ver mais do que atrações
- Perto do metrô e do VLT: conheça museus próximos de estações
- Obras Francis Ford Coppola em cartaz no CCBB e CineSesc
- Videoarte Ibero-America é destaque em mostra gratuita no Cinusp
No dia 20, às 20h, haverá um debate com Luiz Carlos Oliveira Jr. e Stella Senra. A mostra “Straub-Huillet” tem curadoria de Ernesto Gougain e Fernanda Taddei e o valor de entrada para as sessões vai até R$ 4.
Confira a programação completa da mostra.
Crônica de Anna Magdalena Bach
Terça-feira, dia 17 de janeiro, às 20h
Sábado, dia 21 de janeiro, às 15h
Crônica de Anna Magdalena Bach (Chronik der Anna Magdalena Bach, República Federal da Alemanha, 1967, 93’, dir.: Jean-Marie Straub e Danièle Huillet)
O filme foi o primeiro projeto do casal, embora tenha sido o primeiro a ser, de fato, realizado. Filmado em 1967, “Crônica de Anna Magdalena Bach” (1967) teve forte influência na obra de Glauber Rocha. A trama apresenta a luta cotidiana no trabalho do compositor Johann Sebastian Bach.
http://www.youtube.com/watch?v=tdiQdHZM3h4
Relações de Classe
Quinta-feira, dia 19 de janeiro, às 15h
Sábado, dia 21 de janeiro, às 19h
Relações de classes (Klassenverhältnisse, República Federal da Alemanha/França, 1983, 130’, dir:. Jean-Marie Straub e Danièle Huillet)
Premiado pelo Festival de Berlim em 1983, o longa é baseado no romance inacabado “Amerika” (1912-14), de Franz Kafka.
http://www.youtube.com/watch?v=F8wUBqDat-I
Sicília!
Quarta-feira, dia 25 de janeiro, às 13h30
Sicília! (Sicilia!, Itália, 1998, 66’, dir.: Jean-Marie Straub e Danièle Huillet)
Baseado no romance “Conversazione in Sicilia” (Conversas na Sicília, 1937-38), de Elio Vittorini. O filme recebeu o “Prêmio da Crítica na 23ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 1998.
http://www.youtube.com/watch?v=lh-0qmfInCE