Celulares de Bolsonaro também foram alvo de hackers

Após ação de hackers, o presidente afirmou: "Não vão encontrar nada que comprometa"

Por: Redação Comunicar erro

Celulares utilizados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) também foram alvo de ataques do grupo de hackers preso em operação da Polícia Federal (PF) na última terça-feira, 23, informou o Ministério de Justiça.

Em nota, a pasta explicou que Bolsonaro foi “devidamente comunicado” sobre o fato por uma “questão de segurança nacional”, mas não disse se os hackers conseguiram obter alguma informação dos aparelhos usados pelo presidente.

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública foi, por questão de segurança nacional, informado pela Polícia Federal de que aparelhos celulares utilizados pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, foram alvos de ataques pelo grupo de hackers preso na última terça feira, 23. Por questão de segurança nacional, o fato foi devidamente comunicado ao Presidente da República”, afirmou o ministério, em nota.

A Polícia Federal (PF) abriu a Operação Spoofing, nesta terça-feira, 23, e prendeu quatro hackers suspeitos de invadir o celular do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e do procurador da República e coordenador da Operação Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol.

jair bolsonaro
Crédito: Agência BrasilJair Bolsonaro foi comunicado sobre o possível ataque

A ação foi determinada pelo juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira. Os suspeitos prestaram depoimento à Polícia Federal e estão presos em Brasília.

Segundo a PF, os ataques a celulares de autoridades ligadas à Operação Lava Jato começaram pelo celular do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, em abril deste ano. A partir do Telegram instalado no aparelho dele, o invasor teria então chegado aos grupos de conversa com procuradores. Assim, o hacker conseguiu os números de celulares dos integrantes.

Depois disso, os procuradores da Lava Jato no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram supostamente seus smartphones invadidos. Todos os telefones de procuradores do Paraná teriam tido o aplicativo acessado, mas ainda não se sabe quais conversas foram copiadas.

Esses seriam os aparelhos que teriam dado origem à publicação de conversas, pelo site The Intercept e jornais parceiros demonstrando possível interferência do ex-juiz na Operação Lava Jato.

Bolsonaro fala sobre ação de hackers

Durante entrevista coletiva em Manaus nesta quinta-feira, 25, o presidente Jair Bolsonaro disse que possíveis ações de hackers em seu aparelho celular “não vão encontrar nada que comprometa”.

“Eu achar que meu telefone não estava sendo monitorado por alguém seria muita infantilidade. Não apenas por eu ser capitão do Exército, conhecedor da questão da inteligência. Sempre tomei cuidado nas informações estratégicas, essas não são passadas via telefone. Então, não estou nenhum um pouco preocupado se porventura algo vazar aqui no meu telefone. Não vão encontrar nada que comprometa. […]. Perderam tempo comigo”, declarou.

Compartilhe:

1 / 6
1
07:11
5 filmes gratuitos para expandir a consciência
Hoje iremos indicar filmes que vão te ajudar a expandir a consciência, ou seja, vão ampliar suas percepções sobre si …
2
14:48
Os principais momentos do debate sobre ‘violência obstétrica’
O Ministério da Saúde aboliu o uso do termo “violência obstétrica” alegando que tal afirmação é inadequada por que “tanto …
3
04:36
Vamos falar sobre Educação sexual?
É importante falar sobre métodos de prevenção antes de iniciar a vida sexual? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
4
03:14
Datafolha: brasileiros não lembram de medidas positivas de Bolsonaro
Um levantamento realizado pelo Datafolha e divulgado pela Folha de S. Paulo mostra que 4 em cada 10 brasileiros não …
5
06:11
As melhores dicas sobre corrimento feminino
Quais os sintomas da Candidíase? Como tratar e saber diferenciar de outros tipos de corrimentos? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e …
6
01:38
A importância da vacina do HPV
Por que tomar a vacina contra o HPV é tão importante? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da ANVISA, fala …