Centro Cultural Ruth Cardoso recebe maior exposição de fotos da cena britânica

Mostra reúne imagens da cultura, costumes e pessoas da Grã-Bretanha

Por Redação
24/09/2012 17:21 / Atualizado em 28/09/2012 14:19

Traçando um perfil da fotografia britânica nos últimos 80 anos, o Centro Cultural Ruth Cardoso recebe a exposição “Observadores: fotógrafos da cena britânica desde 1930 até hoje”, que acontece entre os dias 25 de setembro e 25 de novembro, com entrada Catraca Livre.

Exposição revela quase um século da cena britânica
Exposição revela quase um século da cena britânica

Com curadoria de João Kulcsár e Martin Caiger-Smith, a mostra reúne 240 imagens – selecionadas de acervos como TATE Gallery, National Portrait Gallery, British Council Collection, Arts Council Art Collection e Bolton Museum –, de 36 fotógrafos que voltaram suas lentes para a cultura, os costumes e as pessoas da Grã-Bretanha.

Focada na tradição da prática documental presente na fotografia produzida no Reino Unido, a exposição revela quase um século da cena britânica com imagens captadas no universo analógico e na era digital.

Entre os influentes fotógrafos que assumiram uma postura voyerdiante de seu próprio país estão: Bill Brandt, Martin Parr, Wolfgang Tillman, Cecil Beaton, George Rodger, Richard Billingham, Derek Ridgers, Tony Ray-Jones, Daniel Meadows, Chris Killip, Paul Nash e Keith Arnatt.

Confira algumas fotos na galeria abaixo: