Cinema finlandês em cartaz na Cinemateca Brasileira

Produções escolhidas para o ciclo são inéditas no Brasil

Por: Redação

A Cinemateca exibe uma seleção de documentários finlandeses projetados no DOCPOINT – Helsinki Documentary Film Festival -, maior evento dedicado ao documentário nos países nórdicos.

As exibições, inéditas no Brasil, acontecem entre os dias 1º e 3 de junho, com entrada até R$ 8

Dentre os destaques, “Crianças de Guerra”, de Erja Dammert, “Entre Sonhos”, de Iris Olsson, “O Pequeno Animal da Neve”, de Miia Tervo e “O Vapor da Vida”, de Joonas Berghäll e Mika Hotakainen.

Crianças de Guerra

Crianças de guerra (Sotalapset, Finlândia, 2003, cor/pb, 93’, dir.: Erja Dammert)

O longa trata do exílio imposto a milhares de crianças finlandesas durante a Segunda Guerra Mundial. Premiado em diversos festivais de cinema da Finlândia, o filme reúne depoimentos de sobreviventes e material de arquivo sobre a guerra.

Entre Sonhos

Entre sonhos (Between dreams, França/Finlândia/Rússia, 2009, cor, 11’, dir.: Iris Olsson)

Indicado ao Prêmio de Melhor curta-metragem pela European Film Academy em 2009, o documentário feito a partir da descrição dos sonhos de um grupo de passageiros que viaja pela ferrovia Trans-Siberiana.

O Pequeno Animal da Neve

O Pequeno Animal da Neve (Lumikko, Finlândia, 2009, cor, 19’, dir.: Miia Tervo)

Misturando ficção e documentário, o curta é uma homenagem ao antigo programa de rádio Yölinja e seu apresentador Pekka Sauri, que durante quase 20 anos movimentou com sua voz a solidão das gélidas noites na Finlândia.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.