Cinemateca Brasileira promove o ciclo de debates “Mulher em Foco”
Debates discutem o protagonismo da mulher na sociedade através da linguagem cinematográfica
Ainda celebrando o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Cinemateca Brasileira realiza o ciclo de debates “Mulher em Foco”, apresentando filmes cuja representatividade das mulheres é grande no protagonismo da trama e promovendo bate-papos com especialistas após as exibições.
Os encontros acontecem nos dias 21 e 27 de março e visa discutir o papel da mulher na sociedade através da linguagem da Sétima Arte. A entrada é Catraca Livre.
Confira a programação:
- Alunas da USP promovem debate sobre as mulheres na literatura e no mercado editorial
- Itaú Cultural promove debate sobre a prática do “blackface” nesta terça-feira
- Cinemateca recebe ciclo de cinema e reflexão sobre ética e bioética
- Cinemateca apresenta o 1º Encontro Cinema e Escola
dia 21
ÀS 18h30, na Sala Cinemateca Petrobras
Exibição do filme “Os homens preferem as loiras” + debate
Será veiculado o longa “Os homens preferem as loiras” – que integra a mostra “Quero ser Marilyn Monroe” -, musical clássico dirigido por Howard Hawks.
Após a projeção haverá um debate com Olga Futemma (cineasta e diretora da Cinemateca Brasileira), Silvia Barros (jornalista de moda e coordenadora de treinamento de tendências da Arezzo&Co) e Giselle Gubernikoff (professora titular do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP). A mediação fica por conta de Sérgio Rizzo, jornalista e crítico de cinema.
O tema da conversa será “a representação feminina através dos tempos”.
dia 28
Às 18h, na Sala Cinemateca Petrobras
Exibição de curtas + debate
O segundo debate tem como ponto de partida alguns filmes que integram a programação do “Curta Cinemateca“. Serão exibidos os filmes “Uma primavera”, de Gabriela Amaral Almeida, “Handebol”, de Anita da Silveira, e “L”, de Thais Fujinaga.
Em seguida, haverá o encontro de Maria Dora Mourão (professora titular do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP, vice-diretora da ECA-USP, presidente da Sociedade Amigos da Cinemateca e do Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et Télévision – CILECT) com a cineasta Gabriela Amaral Almeida. A mediação, mais uma vez, será de Sérgio Rizzo.