Cinemateca recebe mostra “On The Road”

Programação exibe filmes do gênero narrativo associado ao cinema americano

Por: Redação Comunicar erro
divulgação
"Além da Estrada" de Charly Braun compõe a programação

Pegando carona no lançamento do filme “Na estrada”, de Walter Salles, que adapta o romance do escritor Jack Kerouac, a Cinemateca recebe, durante o mês de junho, a mostra “On The Road”.

Frequentemente associado ao cinema americano e ao universo da contracultura dos anos 1960, as exibições dedicadas aos road movies conta com filmes de Agnès Varda, Wim Wenders, David Lynch e Jean-Luc Godard, ao lado de longas nacionais dos anos 2000 inspirados pelo gênero narrativo.

Entre as obras selecionadas estão “Diários de Motocicleta”, “Cinema, Aspirinas e Urubus”, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, “Árido Movie”, “Estrada para Ythaca”, “A última Estrada da Praia”, “A fuga da Mulher Gorila”, e “Além da estrada”.

Os clássicos “Iracema – uma transa amazônica”, “Bye bye Brasil” e “O mentiroso”, completam a programação. As exibições acontecem entre os dias 5 e 24 de junho, com entrada até R$ 8. Confira a programação completa aqui.

Árido

Árido Movie (Pernambuco, 2005, cor, 115’, dir.: Lírio Ferreira)

Famoso repórter de uma emissora de TV é convocado pela família a regressar à sua terra natal, no sertão nordestino, para acompanhar o enterro de seu pai, que foi assassinado. O filme retrata um ambiente assolado por problemas sociais – seca, miséria, guerra de água, extermínio de índios e misticismo.

http://www.youtube.com/watch?v=jaVWixgAfh8&feature=related

Diários

Diários de Motocicleta (Argentina/EUA/Chile/Peru/Brasil, 2004, cor, 126’,dir.: Walter Salles)

Em 1952, Ernesto “Che” Guevara, então um jovem estudante de medicina, junta-se ao amigo Alberto Granado para viajar pela América do Sul em uma velha moto, arranjando caronas e fazendo longas caminhadas. Baseada no livro homônimo de memórias do líder da Revolução Cubana, esta foi a primeira produção internacional dirigida por Walter Salles.

http://www.youtube.com/watch?v=nirpWjOAnbU

Cinema,

Cinema, Aspirinas e Urubus (Pernambuco, 2005, cor, 99’, dir.: Marcelo Gomes)

O longa-metragem de estreia do diretor narra a história de um alemão, fugido da Segunda Guerra Mundial, perambula pelo sertão do Nordeste vendendo analgésicos. Durante suas viagens, conhece um jovem nordestino que quer escapar da seca e se mudar para a cidade. Juntos, eles percorrem diversos povoados, cruzando estradas e exibindo filmes para promover o “remédio milagroso”.

http://www.youtube.com/watch?v=IPy1OuX0mls

Compartilhe:

Tags: #Cinemateca
1
07:11
5 filmes gratuitos para expandir a consciência
Hoje iremos indicar filmes que vão te ajudar a expandir a consciência, ou seja, vão ampliar suas percepções sobre si …
2
14:48
Os principais momentos do debate sobre ‘violência obstétrica’
O Ministério da Saúde aboliu o uso do termo “violência obstétrica” alegando que tal afirmação é inadequada por que “tanto …
3
04:36
Vamos falar sobre Educação sexual?
É importante falar sobre métodos de prevenção antes de iniciar a vida sexual? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
4
03:14
Datafolha: brasileiros não lembram de medidas positivas de Bolsonaro
Um levantamento realizado pelo Datafolha e divulgado pela Folha de S. Paulo mostra que 4 em cada 10 brasileiros não …
5
06:11
As melhores dicas sobre corrimento feminino
Quais os sintomas da Candidíase? Como tratar e saber diferenciar de outros tipos de corrimentos? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e …
6
01:38
A importância da vacina do HPV
Por que tomar a vacina contra o HPV é tão importante? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da ANVISA, fala …