Club Transatlântico traz cinema alemão

Programação com entrada e pipoca gratuitas

Por Redação
13/09/2011 14:52 / Atualizado em 05/05/2020 16:22

Der film kann beginnen“ (O filme já vai começar), sempre as quartas, às 20h, no Club Transatlântico. Em parceria com o Goethe-Institut e curadoria de Wiebke Habicht, as exibições destacam produções alemãs da última década, apenas com filmes premiados e inéditos no circuito comercial do Brasil. A entrada e a “popkorn” são Catraca Livre.

Confira abaixo a programação completa por mês:

Setembro

Dia 14

Nuvem 9
(Wolke Neun. 2008. Dir. Andreas Dresen. 98 min. 14 anos).
Inge tem 60 anos e há 30 é casada com Werner, a quem ama e convive com muita felicidade. Mas um dia conhece Karl, 16 anos mais velho. Flertes e trocas de contato despertam em Inge uma sensação nova, que mistura paixão e atração sexual como nunca havia antes. Inge sente-se atraída por aquele velho homem capaz de torná-la garota novamente. A partir daí, inicia-se um tórrido triangulo amoroso. Filme vencedor do prêmio Un Certain Regard – Jury Coup de Coeur, no Festival de Cannes.

http://www.youtube.com/watch?v=h9MlkOAtyUE

Dia 21

Nanga Parbat (Iden. Paquistão, 2008. Dir. Joseph Vilsmaier. 104 min. 12 anos).História verídica dos irmãos Reinhold e Günter Messner, que em 1970 escalaram a montanha Nanga Parbat, uma das maiores do mundo, localizada no Himalaia. Jovens e ambiciosos, os irmãos alpinistas terminam o feito com um trágico incidente. Günter morre durante a descida dos 8,2 mil metros de altura da montanha, e seu irmão é acusado por negligência. O filme fala de paixão pela liberdade, bem como a ganância pela glória.

http://www.youtube.com/watch?v=y_DSRcKnMoY

Dia 28

O segundo sonho (Der Zweite Traum. 2008. Dir. Lennart Laberenz. 60 min. 12 anos).
Em 2007, o diretor alemão Christoph Schlingensief aceita o convite do Goethe-Institute e remonta a ópera O Navio Fantasma (Le Vaisseau Fantôme), de Richard Wagner, no Teatro Amazonas, em Manaus. O cineasta Lennart Laberenz acompanhou Schlingensief pelos dois meses que a companhia esteve no Brasil e registrou de perto todo o processo de criação do ator ao lado da equipe.

Outubro

Dia 5

Saudade (Sehnsucht.2006. Dir. Valeska Grisebach. 88 min. 12 anos).
Markus e Ella são casados e vivem num vilarejo próximo a Berlim. Ambos se amam desde criança e parecem ser inseparáveis, como se fossem irmãos. A relação do casal aparenta ser tão feliz que alguns os encaram com certo espanto e desconfiança. Um dia, Markus faz uma viagem de negócios e, depois de uma noite de bebedeira, acorda no apartamento de outra mulher sem lembrar do que aconteceu. Seus esforços para contruir sua memória o levam a uma trama trágica e passional.

http://www.youtube.com/watch?v=ENzDs8OYY34

Dia 19

O Silêncio (Das Letzte Schweigen.2010. Dir. Baran bo Odar. 120 min. 16 anos).
Em um dia quente de verão, uma bicicleta é encontrada num campo de trigo, no local exato de um assassinato cometido há 23 anos. Naquele tempo, uma garota chamada Pia foi estuprada e morta ali em um crime não esclarecido. Mais de duas décadas depois, Sinikka, de 13 anos, está desaparecida. Enquanto o investigador do antigo caso e um colega mais jovem começam a busca, os pais de Sinikka mergulham num período agonizante de espera e incerteza. O calor do verão envolve a casa modesta da família como uma redoma, e por trás das portas, mundos antes intactos começam a desmoronar.

Dia 26

Entardecer (Nachmittag. 2007. Dir. Angela Schanelec. 97 min. 16 anos).
Irene, atriz de teatro, vai para sua casa no lago nas proximidades de Berlim, onde moram seu irmão mais velho e seu filho Konstantin. Um cenário aparentemente poético esconde os verdadeiros desejos e identidades dos personagens. Uma atmosfera de cansaço, tristeza e de desilusão paira sobre as cenas cotidianas. Adaptação livre para o cinema da peça teatral “A Gaivota”, do aclamado escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904).