Coleção Pirelli/Masp de Fotografia estreia no dia 29
Dez fotógrafos que influenciaram gerações e se tornaram marco da fotografia contemporânea no Brasil compõem a nova mostra da Coleção Pirelli/ Masp, que completa 21 anos.
São aproximadamente de cem obras – 30 delas inéditas. A Coleção pode ser acessada em sua totalidade através deste link. Já a exposição fica em cartaz no Museu de Arte de São Paulo (Masp) até o dia 6 de maio deste ano, com entrada Catraca Livre às terças-feiras.
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- Exposição em São Paulo: descubra onde curtir arte
- Museus em São Paulo: conheça os melhores da cidade!
- 10 museus imperdíveis para visitar em São Paulo
Obras de Alécio de Andrade, Claudia Andujar, Geraldo De Barros, Mario Cravo Neto, Marcel Gautherot, José Medeiros, Rosângela Rennó, Miguel Rio Branco, Otto Stupakoff e Pierre Verger são os artistas escolhidos para fazer parte da mostra.
Ao todo, 70 obras foram pinçadas do acervo de mais de mil trabalhos adquiridos pelo museu nestas duas décadas. Para o Conselho Curador da Mostra, formado por Boris Kossoy, Rubens Fernandes Junior, Mário Cohen e João Musa, esta primeira proposta pretende se estender por mais edições para incluir outros ícones da fotografia brasileira além dos dez nomes selecionados para atual exposição.
A Coleção
Desde 1990 então, a Coleção tem buscado construir um painel representativo da fotografia contemporânea brasileira a partir dos anos 40-50. O conjunto de obras tem a virtude de reunir nomes consagrados, investir em talentos emergentes e também resgatar a memória de fotógrafos que foram importantes para a história da fotografia no Brasil.