Confira a 7ª Mostra de Cinema Atual Espanhol

Em parceria com a Embaixada da Espanha, Cinemateca traz novos nomes do cinema espanhol

Se as suas referências de cinema atual espanhol se resumem ao casal Penélope Cruz e Javier Bardem, a programação da Cinemateca te ajuda a ir um pouco além.

Em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID), o espaço promove a sétima edição da “Mostra Cinema Atual Espanhol’. As exibições acontecem de 28 de setembro a 2 de outubro, das 19h às 21h, com entrada  Catraca Livre.

Cinco produções de 2009 e 2010 de jovens diretores recém-saídos das escolas de cinema espanholas, além de obras premiadas em Cannes e outros festivais compõem a programação.

Dentre os destaques, “Todos são capitães”, longa rodado no Marrocos, durante oficinas do diretor com crianças marroquinas. O trabalho levou o prêmio Fipresci na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2010.

O premiado “Os Condenados” também faz parte da mostra e promove encontro com o diretor, Mar Coll, após exibição no domingo.

Confira abaixo a programação completa por dia:

28/9

Sala Cinemateca BNDES

21h – Todos são capitães (Todos vós sodes capitáns. Dir.: Oliver Laxe. 2010, 78’. 14 anos).

Na cidade de Tanger, Marrocos, um professor tenta rodar um filme com um grupo de crianças. Na fronteira entre ficção e documentário, o filme nasceu do trabalho de Oliver Laxe com jovens marroquinos durante uma série de oficinas. Prêmio Fipresci na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2010.

29/9 

Sala Cinemateca BNDES

21h – Os Condenados (Los Condenados Dir.: Isaki Lacuesta, 2009, 104’, 16 anos).  

Exilado na Espanha há trinta anos, ex-militante da guerrilha na Argentina retorna a seu país natal ao ser chamado por um velho colega de armas. O amigo quer que ele testemunhe uma escavação clandestina em busca dos restos de um antigo companheiro de ambos, morto pela ditadura militar. Nessa viagem ao passado, dramas e segredos virão à tona. Premiado no Festival de San Sebastián de 2009.

http://www.youtube.com/watch?v=nutfWkFtNTQ

Dia 30/9

Sala Cinemateca BNDES

21h – A Mulher sem piano (La Mujer sin piano. Javier Rebollo, 2009, 95’. 14 anos).

Mulher casada tem uma pacata vida doméstica e profissional. Um noite, ela decide fugir de seu monótono cotidiano para experimentar as aventuras que a madrugada lhe oferece. Premiado no Festival de San Sebastián de 2009.

Dia 1/10

Sala Cinemateca Petrobras

19h – Todas as canções falam de mim (Todas las canciones hablan de mi. Dir.: Jonás Trueba, 2010, 107’. 14 anos).

Rapaz tenta esquecer uma garota com quem terminou um relacionamento e pela qual ainda é apaixonado. Depois da ruptura amorosa, ele é tomado por um estado de egocentrismo que o faz acreditar que todas as músicas e pinturas que ouve e vê foram feitas pra ele. Longa-metragem de estreia do jovem realizador Jonás Trueba.

Dia 2/10 

Sala Cinemateca Petrobras

19h – Três dias com a família (Tres días con la família. Dir.: Mar Coll. 2009, 86’. 14 anos).

Passando algum tempo no exterior, uma jovem é obrigada a voltar para casa depois que seu avô paterno morre. A morte do patriarca é o álibi perfeito para que, cheia de dúvidas e recusando essa nova condição, a jovem seja forçada a conviver com seus descendentes. Saudado pela crítica como uma das obras-primas do atual cinema espanhol, O filme revela o jogo de aparências e a hipocrisia de uma família da alta burguesia catalã. Vencedor de 13 premiações em diversos festivais, entre os quais o Goya e Gaudí.

Na sequência: Encontro com o diretor Mar Coll

http://www.youtube.com/watch?v=8kws5DZ0G7Y

 

Por Redação