Publicidade

CUT e Tatu Filmes lançam documentários sobre a 1ª. Conclat

Dois filmes abordam o sindicalismo de Lula durante ditadura e suas reações 30 anos depois

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade
Movimento operário lançou Lula para a vida política brasileira

A Cinemateca Brasileira traz lançamento do DVD com dois documentários sobre a luta sindicalista no Brasil: “1ª Conclat” e “30 anos depois Lula relembra a 1ª Conclat”. A exibição dos documentários ocorre nesta segunda (10), às 20h, com entrada a R$ 8, e contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Produzidos pela Tatu Filmes e dirigidos por Adrien Cooper, documentarista inglês radicado no Brasil desde 1975, os filmes marcam o sindicalismo no país.  Lançado originalmente em 1982, o filme traz a obra lançada originalmente em 1982. O primeiro documentário foi feito a partir dos negativos originais por meio de processo de digitalização.

Sobre a Conclat

A 1ª. Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora) aconteceu na cidade de Praia Grande, no litoral paulista, em agosto de 1981, com a reunião de mais de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras do país, tornando-se o maior

Foi o maior encontro de sindicalistas já realizado no Brasil, ocorrido durante a ditadura militar. O evento foi acompanhado de perto por dezenas de agentes do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), a polícia política do regime.

Entre os entrevistados e participantes da primeira conferência, estão Lula, Luiz Carlos Prestes e o senador Teotônio Vilela, dentre muitos outros.

O segundo documentário mostra as reações e opiniões de Lula ao ver o primeiro filme. O ex-presidente não conhecia o primeiro e relembra, analisa e compara suas expressões faciais, manifestações e ideias com as do período atual.

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Você sabe o que é feminicídio?

O restaurante de comida havaiana do ex-masterchef Ravi

Conheça o lavandário de Cunha

ASMR: O fenômeno do "orgasmo mental"

Publicidade