Destaques da Programação de 2011 do Centro Cultural São Paulo

Confira as principais atrações de cada mês:

Janeiro

Especial

Eixo cruzado: O herói que queremos

Iniciando as comemorações em homenagem aos 20 anos da Gibiteca Henfil, as curadorias de literatura, dança, cinema e educativa do CCSP prepararam uma programação especial de workshops, filmes, debate, roteiros de visita, atividades em família e contação de histórias.

Eixo cruzado é uma proposição de trabalho colaborativo entre as curadorias e o educativo. É fruto da implantação dos eixos curatorias iniciada em 2010, potencializando-se assim temas e discussões convergentes e a interdisciplinariedade na instituição.

Neste contexto, o educativo além de encabeçar o eixo institucional arte – cidade – cultura, atua no eixo cruzado como mediador que faz a liga conceitual entre propostas artísticas, como propositor de ações e atividades culturais e educativas para os diversos públicos e como provocador que instiga a curiosidade e a reflexão.

Cinema

Satoshi Kon – O Mestre dos Sonhos

Janeiro – de 25 a 30 de janeiro 2011

Tributo ao mestre Satoshi Kon, visionário animador japonês que morreu recentemente de câncer, deixando para trás uma pequena e impressionante obra que o Centro Cultural São Paulo exibe completa.

Satoshi Kon foi um visionário diretor de animação. Com seu estilo violento e realista, ele soube, como ninguém, trabalhar os limites entre loucura e sanidade, realidade e imaginação. Seus filmes passaram por festivais de calibre no mundo todo, e, antes de morrer, finalizava a sua ultima animação, que ficou sob a responsabilidade de seu amigo de confiança, Ioshimi Itazu.

Satoshi Kon foi um mestre da manipulação do imaginário inconsciente e o Centro Cultural presta o seu tributo apresentando uma oportunidade única de acompanhar de forma completa a visão desse artista que sempre esteve à frente de seu tempo.

Dança

Projeto Entre Todas as Coisas/de dança expandida: ESTUDOS EM CHROM.AQUI

Partindo da proposta interdisciplinar do Entre todas as coisas/de dança expandida, estudos em Chrom.Aqui vem propor uma releitura de trechos de Solo a Dois e Paralaxe de Paranóias, trabalhos coreográficos anteriores de Alex Soares. Nesses dois trabalhos, a tecnologia e o video estão muito presentes mas em Chrom.Aqui ela deixa de ser um dos assuntos principais.

de 27/01 a 06/02, de quinta-feira a sábado às 21h00, domingo às 20h00 no Espaço Cênico Ademar Guerra.

Fevereiro

Cinema

Cinema Restaurado – Mostra de Cinema em homenagem ao Festival Il Cinema Ritrovato

Fevereiro – de 1 a 13 de fevereiro de 2011

O CCSP traz para a Sala Lima Barreto a importante mostra CINEMA RESTAURADO – Mostra de cinema em homenagem ao Festival Il Cinema Ritrovato, com 13 filmes importantes da cinematografia italiana, recém restaurados e trazidos em película para serem exibidos durante o período de 01 a 13 de fevereiro. A mostra é uma homenagem ao Festival Il Cinema Ritrovato, festival promovido pela Cinemateca de Bolonha.

Artes Visuais

Fernanda Gomes – Monográfica

De 19 de fevereiro a 8 de maio de 2011

Sala Tarsila do Amaral

A exposição reúne um conjunto abrangente da produção de Fernanda Gomes, com peças realizadas pela artista nos últimos 20 anos, além de trabalhos inéditos. A mostra é a primeira da série “Monográficas”, concebida pela Curadoria de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo, a fim de reexaminar a obra de artistas cuja trajetória se inicia na virada para a década de 1990. A curadoria é de José Augusto Ribeiro.

Cinema

Vila-cidade – De Cidade a Cidade, o cinema e a metrópole.

Fevereiro – de 15 a 27 de fevereiro de 2011

Um filme, um diretor, uma janela para uma cidade. A Mostra De Cidade a Cidade, o cinema e a Metrópole (parte do recorte maior Vila Cidade, que permeia a agenda cultural do Centro Cultural São Paulo durante o mês de Fevereiro) exibe uma seleção de filmes que abrem uma janela para uma cidade do mundo pela perspectiva dos cineastas que vivem e trabalham lá, e explora a diversificação da experiência urbana introduzindo o espectador aos filmes mais interessantes de e sobre uma cidade selecionada.

Artes Visuais

Proyecto Ideal

de 26 de fevereiro a 22 de maio de 2011

Piso Flávio de Carvalho

Depois de passar pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Santiago, no Chile, a exposição Proyecto Ideal chega ao Centro Cultural São Paulo. Reunindo dez artistas – Albano Afonso (Brasil), Jota Castro (Peru/França), Sandra Cinto (Brasil), Dario Escobar (Guatemala), Regina José Galindo (Guatemala), Carlos Garaicoa (Cuba), José Falconi (Peru), Patrick Hamilton (Chile), Santiago Serra (Espanha) e um convidado ainda a confirmar – essa é uma proposta organizada em torno de diversos pontos de vista sobre o conceito de “ideal”. O projeto surge da necessidade de diálogo e intercâmbio entre artistas de diferentes nacionalidades. Sem curador, a mostra se estruturou a partir de uma dinâmica onde cada artista confirmado convidava o artista seguinte, fechando assim o conjunto em exposição.

Março

Música popular/erudita

Projeto: Johnny Alf por seus amigos – 6 shows sábados e domingos

No formato do que foi feito no Ataulfo Alves (2009), Adoniran Barbosa (2010). Artistas: Toquinho e Claudette Soares; Emilio santiago e Claudia Telles; Leny Andrade e Joyce; Zé renato e Wanderléa; Alaíde Costa e Zé Luiz Mazziotti; Cauby Peixoto e Claudia.

Interdisciplinar

Zona de RISO – de 12 de março a 17 de abril

O projeto Zona de Riso tem como objetivo conceber um laboratório de criação e apresentação de manifestações de humor em diversas áreas artísticas e fomentar a pesquisa e a reflexão em torno de questões que envolvem o riso. Assim como o projeto Zona de Risco, o Zona de RISO pretende promover um espaço experimental apostando na interdisciplinaridade entre artes. Porém, diferentemente do Zona de Risco, o Zona de Riso caracteriza-se pela forma lúdica que norteará a programação, que deverá ocupar vários espaços do CCSP.

O projeto envolve uma oficina de criação humorística, a apresentação dos números criados nessa oficina no Cabaré Zona de Riso, mesa de debates e uma mostra de vídeo que utilizará a plataforma Paradas em Movimento, além de outras atividades.

Marcelo Castro e William Amaral atuarão como coordenadores da oficina, o primeiro como diretor e o segundo como ator e palhaço/ clown. Ajudarão os candidatos selecionados a trabalhar o humor e a comicidade em diversas áreas artísticas: música, mímica, dança, performance, circo, etc. O Cabaré Zona de Riso será apresentado publicamente entre 12 março e 17 abril no Espaço Cênico Ademar Guerra, integrando também a programação da Virada Cultural.

Interdisciplinar

EI! Encontro de Improvisação – redes

Projeto de improvisação interdisciplinar com participação aberta a artistas e não artistas. As sessões semanais (às quartas-feiras) são conduzidas por artistas que compartilham suas ferramentas de improvisação e propõem dinâmicas em dança, música, circo, teatro e outras artes. O projeto conta com a elaboração de propostas específicas, criando desafios que se renovam a cada encontro e possibilitando trocas e experimentações artísticas. Em 2011, o EI! contemplará propostas que desenvolvam a idéia de rede, de interatividade, em sessões que contem com a participação de artistas a partir de diferentes espaços físicos.

Abril

Teatro adulto

6ª Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo da Cooperativa Paulista de Teatro

De 26 de abril à 1º de maio de 2011.

Salas de espetáculos e espaços alternativos do Centro Cultural São Paulo

Espetáculos

Demonstrações de Trabalho

Jornal da Mostra

Cinema

Mostra de Animação da Secretaria de Cultura – Criança Entra x Criança Não Entra

Uma divertida seleção de longas e curtas metragens de animação, polarizando as produções de animação em adultas e infantis, criando uma relação através de animações contemporâneas infantis e produções adultas de vanguarda, transgressivas e ousadas, expondo e suscitando uma reflexão sobre os clichês da animação e a sua aproximação com a produção de temática infantil.

Música e Dança

Virada Cultural de Música e dança latino-americana

Dia 16 de abril das 18h às 03h na Sala Adoniran Barbosa

Maio

Dança

Semanas da Dança 2011

Semanas de Dança é um projeto de temporadas de dança articuladas com ações colaborativas. Em 2011 terá uma programação extensa e intensa que envolverá diversas companhias e núcleos de dança em três salas de espetáculos, além de outros espaços, nos meses de maio e junho.

Música popular/erudita

Projeto: Festival de Rockabilly, Blues e Jazz – 8 shows sábados e domingos destacando as melhores bandas.

[ta: Julho]

Música popular/erudita

Projeto: Sintonia do Rock – 8 shows sábados e domingos

Em comemoração ao mês do Rock.

Projeto: Especial Jazz – 3 shows (quinta, sexta e sábado)

Dave Liebamn (EUA) e Guinga; Jazz Europeu

Cinema

Semana Paulistana do Curta-Metragem 2010

Festival de curtas-metragens da Secretaria de Cultura.

Agosto

Música popular/erudita

O Barroco – Apresentação de 3 espetáculos musicais/cênicos: cantor, pianista, narrador e bailarina tendo como enfoque a paixão no período barroco e leitura de poemas. Masterclasses de canto lírico para 70 vagas – 4 dias das 13h às 19h.

Setembro

Música popular/erudita

Beethoven em movimento – 2.ª edição sem palestras – 4 concertos

interdisciplinar

3a. Edição do Zona de Risco – entre setembro e dezembro de 2011

Assumindo o Espaço Cênico Ademar Guerra (conhecido como “porão”) com seu histórico de experimentação e suas características arquitetônicas, o projeto Zona de Risco iniciou ali, em 2009, uma proposta de coabitação e de estímulo ao desenvolvimento de uma estética relacional (conceitos desenvolvidos pelo curador Nicolas Borriaud). Laboratório de criação interdisciplinar e espaço de residência artística, o Zona de Risco propõe a coabitação de grupos que trabalham com diferentes linguagens artísticas, num processo de pesquisa e experimentação. A terceira edição do projeto acontecerá entre setembro de dezembro de 2011.

Outubro

Música popular/erudita

3.ª edição do Outubro Independente –apresentações, performances e debates em música e outras áreas.

Cinema

Mumblecore Cinema

Nas comemorações do Outubro Independente (recorte temático da secretaria de cultura do município de São Paulo durante o mês de Outubro, que apresenta um panorama da produção independente atual), o cinema do CCSP apresenta a mostra de cinema MumbleCore Cinema, movimento ultra independente de cinema que surgiu nos eua, no início de 2000, e hoje está despontando com produções criativas e de baixíssimo orçamento.

Novembro

Música popular/erudita

Festival de Música Contemporânea Holanda/Brasil. Apresentação em cinco dias consecutivos de grupos de música contemporânea erudita holandesa e brasileira e mesa de debates. Projeto com o apoio da Holanda.

Dança

3a. edição da Mostra “Novos Coreógrafos – Novas Criações: Site Specific” (NC-NC:SS)

NC-NC:SS surge com as novas propostas de eixos curatorias do Centro Cultural, que valorizam a interdisciplinaridade, os formatos diferenciados e uma relação mais próxima e coerente com a arquitetura e a história da instituição. Os trabalhos coreográficos são apresentados em diversos espaços do CCSP. Veja edição anterior aqui

Por Redação