Filmes de cineasta indiano ganham destaque nas telas do Cine Olido

"20 anos sem Satyajit Ray" cultua parte da filmografia do diretor

Por: Redação | Comunicar erro
divulgação
O cineasta Satyajit Ray dirigiu 37 filmes, incluindo curtas-metragens e documentários

Antes mesmo do termo “Bollywood” ser empregado à produção cinematográfica contemporânea da Índia, alguns cineastas do país já inseriam produções indianas no cenário internacional. Um deles foi Satyajit Ray (1921 – 1992), renomado diretor que conseguiu transcender o público nacional e chegou a receber um Oscar Honorário em 1991 pelo conjunto de sua obra.

Em 2012 completam-se 20 anos da morte do autor, e para que o público paulista entre em contato com parte da filmografia do diretor, o Cine Olido exibe entre os dias 12 e 17 de junho, a mostra “20 anos sem Satyajit Ray“, que tem ingressos a R$ 1.

Com classificação indicativa para maiores de 12 anos, os longas selecionados acentuam diferentes períodos da carreira de Ray, como “Os Jorgadores do Fracasso” de 1977 e “O Rio Sagrado” de 1951.

Nas abas abaixo, você confere detalhes de dois filmes que integram a programação da mostra:

A

Dia 12, às 19h30

A Canção da Estrada (Pather Panchali, Índia, 1955, 122′, dir.: Satyajit Ray)

O longa de estreia de Ray como diretor deu início à “Trilogia de Apu”, apontada como uma de suas obras primas. A trama apresenta a saga de um garoto pertencente a uma família de baixa renda, que reside em um pequeno vilarejo na Índia. O pai da família, poeta, sacerdote e curandeiro, necessita sair de casa para procurar emprego.

Os

Dia 15, às 19h30 e dia 16, às 17h

Os Galhos da Árvore (Shakha Proshakha, Índia, 1990, 130′)

A penúltima produção dirigida pelo cineasta antes de sua morte, o longa apresenta por meio de relações familiares, alguns fragmentos da história da Índia e os reflexos globais ocasionados pelo término do socialismo e da Guerra Fria.

Compartilhe:

1 / 2
1
06:11
As melhores dicas sobre corrimento feminino
Quais os sintomas da Candidíase? Como tratar e saber diferenciar de outros tipos de corrimentos? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e …
2
01:38
A importância da vacina do HPV
Por que tomar a vacina contra o HPV é tão importante? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da ANVISA, fala …