Filmes do cineasta francês Jacques Tati são exibidos em mostra no Sesc Santana

"O Cinema de Jacques Tati" apresenta quatro obras primas do diretor

Por: Redação | Comunicar erro
divulgação
“O Cinema de Jacques Tati” reúne quatro filmes do cineasta francês

Figura singular na convergência cinematográfica da França a partir dos anos 1950, o diretor Jacques Tati tem quatro importantes títulos de sua trajetória exibidos na mostra “O Cinema de Jacques Tati”, em cartaz semanalmente (às terças-feiras) no Sesc Santana, em sessões que tem entrada Catraca Livre.

A característica narrativa dos longas de Tati são marcadas pela grande valorização do som, de modo que os diálogos são muito economizados, de modo que os personagens das tramas, em sua maioria, possuem elementos cômicos muito acentuados.

Nesta mostra, o público pode entrar em contato com filmes clássicos, como “Meu Tio” (1956), “Parada” (1974), entre outros.

Confira dois destaques que integram a programação da mostra:

Tempo

Dia 16, às 20h

Tempo de Diversão (Playtime, França, 1967, 114′, dir.: Jacques Tati)

Um grupo de turistasnorte-americanos chega à Paris nos anos 1960. Ali está também o hilário Sr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa.

As

Dia 23, às 20h

As Aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Louco (Trafic, França, 1971, 93′, dir.: Jacques Tati)

Sr. Hulot, desenhista de uma modesta fábrica de veículos, cria um caminhão com várias inovações e decide levá-lo à Exposição Internacional do Automóvel de Amsterdã. Ele toma a direção do veículo, seguido por uma jovem responsável pelas relações públicas da fábrica, num carrinho esportivo. A viagem é interrompida por uma série de problemas. São tantas as confusões que o carro chega tarde demais à exposição.

Compartilhe: