Inocentes faz show em homenagem ao “Dia Mundial do Rock”

Grupo punk se apresenta gratuitamente na Galeria Olido

Por: Redação

No Brasil, o movimento punk ganhou força durante os anos 1980. Bandas que surgiam de Brasília a São Paulo traziam uma nova “estética musical”. Foi nesse cenário que nasceu o grupo Inocentes, responsável por músicas como “Pânico em SP” e “Garotos do Subúrbio”. Clemente e seus companheiros de banda se apresentam dia 2, na Galeria Olido, a partir das 18h. O show gratuito homenageia o mês em que se comemora do “Dia Mundial do Rock”.

Em 1981, ex-integrantes das bandas Restos de Nada e Condutores de Cadáver formaram o Inocentes e em pouco tempo ganharam espaço na cena punk paulistana. Letras politizadas e críticas à música nacional foram pano de fundo para as composições da época.

por Daniel Arantes
O Inocentes foi o primeiro grupo punk brasileiro a ter assinado contrato com uma gravadora multinacional (Warner)

Clemente, vocalista da banda, também era porta-voz do movimento e escreveu um manifesto em 1982, que dizia: “Estamos aqui para revolucionar a música popular brasileira, para pintar de negro a Asa Branca, atrasar o Trem das Onze, pisar sobre as flores de Geraldo Vandré e fazer da Amélia uma mulher qualquer”.

O primeiro EP, “Miséria e Fome”, foi lançado em 1983 via selo independente. Na Alemanha, o material saiu pela Weird System. O último disco de estúdio foi “Labirinto”, de 2004, e o primeiro DVD, “Som e Fúria”, saiu três anos depois.