Instituto Carrefour faz ciclo de cinema e psicanálise

O Instituto Carrefour e o MinC apresentam a mostra “Cinema e Psicanálise: Desejos”, que terá as sessões comentadas pela psicanalista Fernanda Almeida Prado, seguidas de debates com o público. A mostra, com entrada gratuita, conta com o apoio do MinC, e faz parte do projeto “Cinema e Conhecimento”.

Para este ciclo, foram selecionadas obras de países diferentes: “As pontes de Madison”, de Clint Eastwood, filme americano de 1995; “O carteiro e o poeta”, de Michael Radford, co-produção ítalo-francesa de 1994.

Os filmes apresentam modelos de comportamento e de caráter que servem de guias e parâmetros para a psicanálise. Esta é a ideia por trás do ciclo que se inicia, perceber como é tratado o assunto psicanalítico nos bons roteiros cinematográficos.

16 de novembro

“As pontes de Madison”, de Clint Eastwood, EUA, 1995, 135 minutos. Oscar de Melhor Atriz para Meryl Streep, 2 indicações ao Globo de Ouro, Melhor Filme e Melhor Atriz (Meryl Streep), entre outros prêmios.

Após a morte de uma proprietária rural do interior do Iowa (Meryl Streep), seus filhos descobrem, através de cartas que a mãe deixou, seu forte envolvimento com um fotógrafo da National Geographic (Clint Eastwood), quando a família se ausentou de casa por quatro dias. Essas revelações vão fazer com que os filhos questionem seus próprios casamentos.

23 de novembro

“O carteiro e o poeta”, de Michael Radford, França/Itália, 1994, 109 minutos. Indicado ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro.

Por razões políticas, o poeta Pablo Neruda se exila em Cala di Sotto, uma ilha de pescadores no interior da Itália. Lá, um desempregado, homem sensível e sonhador quase analfabeto, é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade.

Por Redação