IV Encontro Internacional de Contato Improvisação

Atividades para balairinos, professores e interessados acontece na Galeria Olido

Por Redação
20/01/2012 11:05 / Atualizado em 05/05/2020 16:26
reproduçãoSérie de atividades celebra os 40 anos de criação da técnica por Steve Paxton
Série de atividades celebra os 40 anos de criação da técnica por Steve Paxton

A troca de informações e o desenvolvimento de novos olhares sobre a dança são as principais propostas do “IV Encontro Internacional de Contato Improvisação”, que acontece de 22 a 29 de janeiro, na Galeria Olido. Destinado a professores bailarinos, praticantes e interessados na técnica, o evento traz uma série de atividades com entrada totalmente Catraca Livre.

O IV Encontro de CI tem abertura oficial às 15h de domingo, 22, com uma JAM ministrada por Luciana Bortoletto, em parceria com o bailarino e professor Ricardo Neves, diretor do evento desde a primeira edição, em 2008. A programação completa é composta por cursos, palestras com os professores e artistas, JAMs, performances, estágios docentes e laboratórios.

Entre as principais atrações estão os cursos com expoentes da técnica, tais como Nita Little, Camillo Vacalebre, Hugo Leonardo e Autarco Arfini.

O encontro deste ano celebra uma data especial. Criada pelo norte-americano Steve Paxton, a técnica do Contato de Improvisação, completa 40 anos em 2012.  Sua prática envolve o toque, a conscientização corporal e a dança espontânea.

O Catraca Livre selecionou dois destaques que você confere abaixo. A programação completa você acompanha no site do encontro.

Dia 26

Das 11h às 12h

Demonstração técnica aberta ao público  

Com Keizen Ono Sensei – Associação Aikido Pesquisa

(O ingresso devem ser retirados na bilheteria do dia do evento)

 

Das 12h30 às 14h30

Palestra com Nita Little

Coreógrafa, realiza, ensina e escreve sobre dança improvisada e teorias da corporeidade na ação. Participou do primeiro grupo nas explorações com Steve Paxton, em 1972, quando se formulava o que se tornaria o Contato Improvisação. Ensina na Califórnia e em vários países do mundo, regularmente no Festival ImPulsTanz, de Viena, Áustria; The Side Step Festival de Helsinque, Finlândia. Premiada pelo NEA, CAC (California Arts Council), e pelo Dance USA Founding, Nita foi recentemente aprovada para o doutorado em Performance Studies na Universidade da Califórnia Davis, onde está escrevendo sua tese.