Últimas notícias:

Loading...

Jazz e música instrumental brasileira são destaquesdo Movimento Elefantes

Em outubro, a programação traz grupos marcados por intensa pluralidade musical ao Teatro da Vila

Por: Redação
divulgação
Reteté Big Band se apresenta no dia 8 de outubro

Reconhecido como grande polo de instrumentistas virtuosos, o Brasil é um dos maiores expoentes criativos desta vertente sonora.

Na capital paulista, um dos lugares que agrupa parte desta nova geração é o Teatro da Vila pelo Movimento Elefantes –  iniciativa que traz big bands paulistanas de variadas propostas sempre às segundas-feiras, às 21h. A entrada é pelo sistema “pague quanto vale”.

Neste mês, as apresentações são compostas por grupos que assumem papel de destaque na nova cena instrumental do país. Um dos destaques de outubro é o grupo Coletivo Orquestral, que no dia 1º, divulga repertório de seu primeiro CD sob regência de Mario Campos.

Confira a programação completa nas abas abaixo:

Dia 1

Coletivo Orquestral

Composta por 23 integrantes pertencentes à nova geração da música instrumental brasileira, o Coletivo Orquestral,foi criado em 2007 e já soma apresentações ao lado de nomes icônicos, como o saxofonista Branford Marsalis, além de um espetáculo multimídia ao lado do cantor e compositor paulista Arrigo Barnabé.

http://www.youtube.com/watch?v=CL2JpaGACPo
Dia 8

Reteté Big Band

De nome inspirado em um termo conhecido no cenário das igrejas protestantes, a big band é formada por 16 músicos, a maioria instrumentistas de sopro, a big band leva ao palco do Teatro da Vila uma combinação de suas influências religiosas, melodias e hinos tradicionais, com Standards de jazz e temas autorais.

Dia 15

Banda Savana

Formada em 1985, a Banda Savana se apóia em arranjos inusitados de autoria do maestro, arranjador, compositor e trompetista José Roberto Branco, ou Maestro Branco, como é mais conhecido. O conjunto é considerado por muitos como a “mãe das big bands”, e também tornou-se conhecida internacionalmente.

Dia 22

Big Band de Tatuí

A Big Band do Conservatório de Tatuí foi criada no ano de 1975 e já levou sua virtuosidade à festivais consagrados, como  o 1º Festival Internacional de Jazz, realizado em Assunção, no Paraguai. Com essência jazzística, o grupo também flerta fortemente com outras vertentes musicais.

Dia 29

Orquestra Urbana Arruda Brasil
Nutrida por elementos essenciais da música instrumental brasileira, o conjunto orquestral iniciou suas atividades em 1998, e conta com músicos de amplo repertório musical.

.