Matilha Cultural faz exibições de “Belo Monte: Anúncio de Uma Guerra”

Sessões arrecadam recursos para o movimento indígena contra a barragem do Xingu

reprodução
Filme foi financiado pelo sistema crowndfunding

Tema que gerou e vem gerando forte reação pública ao longo dos últimos meses, a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte é o ponto de partida do documentário “Belo Monte: Anúncio de Uma Guerra”, que será exibido na Matilha Cultural nos próximos dias 29 e 30 de junho, às 20h30, com ingresso colaborativo “Pague Quanto Puder”.

O filme traz depoimentos e revelações sobre a construção desta que será a terceira maior hidrelétrica do mundo, no Rio Xingu, no estado do Pará. Financiado colaborativamento (pelo sistema crowndfunding), o documentário tem produção do Cinedelia e direção de André D’Elia.

Em tempos de Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável realizado no Rio Janeiro, a sessão é uma oportunidade de saber, sob uma outra ótica, como o projeto afeta as populações tradicionais do Xingu e refletir sobre questões fundamentais de cidadania e direitos humanos no Brasil.

Todo o valor arrecadado nas duas sessões será enviado aos indígenas que mantém uma ocupação no canteiro de obras da hidrelétrica, um movimento de resistência contra a barragem do Xingu.

Por Redação