Museu do Futebol no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

No próximo sábado, 19 e domingo, 20, o Museu do Futebol realiza uma série de eventos em comemoração ao dia Internacional Contra a Discriminação Racial

No fim de semana serão exibidas três sessões do filme “Preto Contra Branco”, documentário de Wagner Morales que discorre sobre o preconceito racial no Brasil. O cenário é o futebol de várzea entre moradores de dois bairros da periferia de São Paulo.

Após a sessão no sábado, 19,  às 15h, a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz e o rapper Rappin´ Hood comandam um bate-papo com a plateia sobre a relação entre racismo e futebol. ”Entre veneno ou remédio, o tema raça no Brasil sempre deu muito o que falar”, comenta Lilia Schwarcz. “Um filme como ‘Preto Contra Branco’ permite refletir sobre as formas de classificação praticadas no país ou nossos marcadores sociais de diferença”, define a antropóloga.

Veja, aqui, o trailer do filme

O Museu do Futebol participa da iniciativa da Secretaria da Cultura para ampliar as políticas culturais da área e destacar ações além da Consciência Negra. Segundo a ONU, 2011 é o Ano Internacional para Afro-descendentes e tem com objetivo a erradicação da discriminação, em especial a racial.

Visita Temática

Em homenagem ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, o serviço educativo do Museu do Futebol propõe um roteiro em que os visitantes percorrem a exposição de olho na discussão sobre a discriminação racial. As visitas acontecem dia 19 e 20 de março às 12h e são acompanhadas por profissionais do Museu. A vista custa seis reais.

Confira a programação:

Cinema no Museu – Exibição do filme “Preto no Branco”

Local: Auditório Armando Nogueira

Data: Dia 19/3

Horários: 10h30 – Sessão do filme

13h30 – Sessão do filme

Data: Dia 20/3

Horário: 10h30 – Sessão do filme

Preço: Gratuito

Lotação: 180 lugares

Palestra

Local: Auditório Armando Nogueira

Data: Dia 19/3

Horário: 15h

Visita Temática – Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Data: 19/3 (sábado) e 20/3 (domingo)

Local: Pça. Charles Miller, s/nº, Pacaembu, região central

Horários: 19/3 às 12h

20/3 às 12h

Bilheteria: 19/3 das 10h às 18h (bilheteria até às 17h)

20/3 abre às 14h (bilheteria até às 13h)

Preço: R$ 6; com meia entrada para estudantes e idosos, R$ 3

Por Redação