“Música no Museu” homenageia as mulheres no MCB

Com início da temporada em 13 de março, serão 12 apresentações, sempre aos domingos, às 11h

No embalo do Dia Internacional da Mulher, o Museu da Casa Brasileira, abre a temporada 2011 do Projeto Música no Museu – Olhar feminino. Sob a curadoria da cantora e pesquisadora Ana Maria Kieffer, da diretora musical Myriam Taubkin e da arranjadora Magda Pucci, serão 12 apresentações de música instrumental e erudita, sempre aos domingos, às 11h, de março a maio. Com entrada gratuita, a abertura do programa será dia 13 de março.

Inspirados na força e no mistério do Oriente, o Grupo Arabesque, a convite da Magda Pucci, fará a estreia do Música no Museu 2011, com o show “Dança do Fogo”. Com o músico Mario Aphonso (Ma3) à frente do grupo e participação especial da dançarina Fátima Fontes, a apresentação terá a delicadeza dos instrumentos orientais, como o alaúde e as flautas ney.

A rabeca se soma às percussões árabes derbak e o daff, que dialogam com o acordeom, o clarinete e o saxofone, criando uma ponte entre Ocidente e Oriente. Segundo Magda Pucci, são melodias compostas sobre ritmos orientais, produzindo uma paisagem sonora inebriante. No domingo seguinte, dia 20, o trio do violinista Ricardo Herz fará a estréia da curadoria de Myriam Taubkin.

Durante os meses de março, abril e maio, as três curadoras irão se alternar a cada domingo, proporcionando ao público uma perspectiva musical diferente e complementar. Com um olhar sobre o passado, Ana Maria Kieffer dará destaque ao repertório dos antigos saraus brasileiros, com obras de Marcos Portugal, de Elias Álvares Lobo, do americano Louis Moreau Gottshalk, que nos visitou em 1869, de Brasílio Itiberê da Cunha, de Emílio Eutiquiano Correia do Lago e do jovem Carlos Gomes.

Já Myriam Taubkin, atenta aos movimentos contemporâneos, privilegiará os novos talentos da música nacional. Para além dos limites temporais, Magda Pucci faz um movimento com o espaço, no limite entre a música brasileira e suas amplas fronteiras com o mundo.

Por Redação