CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

“O Leitor”: sessão para deficientes visuais

Por: Redação

O Espaço Braille da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, em Guarulhos, realiza no dia 19, a partir das 15h, a exibição do filme O Leitor, voltada a deficientes visuais. A entrada é Catraca Livre.

O público terá ajuda do recurso da audiodescrição, em que o narrador conta o que a imagem mostra para contextualizar os diálogos. Após a sessão, será realizado um debate.

Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial, o adolescente Michael Berg, vivido por David Kross, se envolve com Hanna Schmitz, interpretada por Kate Winslet, uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor, até que um dia Hanna desaparece misteriosamente.

Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

David Kross e Kate Winslet em "O Leitor"

Saiba mais:

Na audiodescrição, o narrador descreve as imagens que aparecem em vídeo, filme, TV ou teatro – e que não podem ser compreendidas pelas pessoas cegas. Um beijo em uma cena romântica, por exemplo, pode ser explicado ao público para que ele compreenda o contexto do que ouve. O recurso contribui para a inclusão social dos deficientes visuais. Para desenvolver o serviço de audiodescrição, o Espaço Braille depende do apoio de voluntários, que participam de um curso Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.

Este é o primeiro passo para outras ações culturais que devem ocorrer no Espaço Braille de Guarulhos. O objetivo dos organizadores é que a audiodescrição seja ampliada e possa ser utilizada também em peças e óperas.
Outra intenção é criar no local uma filmoteca adaptada a deficientes visuais, para que pessoas cegas ou com visão reduzida possam ter acesso ao empréstimo de filmes.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.