Pinacoteca realiza a mostra “Paulo Werneck – Muralista Brasileiro”

O artista marcou a paisagem arquitetônica brasileira com centenas de murais

Depois de passar pelo Paço Imperial (RJ) em 2008, a mostra “Paulo Werneck – Muralista Brasileiro” chega a São Paulo, na Pinacoteca do Estado, neste sábado, 21 de maio. Com entrada a R$6, a exposição segue em cartaz até dia 17 de julho.

A mostra apresenta painéis, fotografias, documentos e ilustrações de Werneck, o percursor do abstracionismo no Brasil. Essa mostra parte da iniciativa da família do artista em resgatar suas obras que são significativas para a história da arquitetura e das artes plásticas brasileiras.

Divulgação
Mostra tem o objetivo preservar, catalogar e divulgar a obra do artista

Sob curadoria de Carlos Martins, a mostra propõe uma leitura inédita sobre a arquitetura moderna do Brasil, por meio dos murais para fachadas e interiores assinados pelo artista.

“Paulo Werneck sempre considerou seu trabalho um complemento da arquitetura, além de um bem público. A forma como ele trabalhou suas composições são surpresas estimulantes à nossa imaginação e merecem um olhar mais atento, com o devido distanciamento que o tempo nos dá”, destaca o curador Carlos Martins.

Durante a mostra também será exibido o documentário Paulo Werneck – Arte e Raiz, da jornalista Paula Saldanha, e o vídeo P.W.: Pincéis e Painéis, da vídeo-artista Vivian Ostrovsky .

Por Redação