Receita libera consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda

Saiba como consultar se seu nome está na lista; pagamento será no dia 31 de julho

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira, 24, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2020. O pagamento será feito no dia 31, na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.

Quase 4 milhões de contribuintes devem receber a restituição do IR, totalizando R$ 5,7 bilhões.

Receita libera consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2020
Créditos: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Receita libera consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2020

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita. Também é possível checar pelo aplicativo Pessoa Física, disponível para os sistemas Android e iOS. Também é possível consultar pelo telefone 146.

Caso tenha direito e o valor não tenha sido creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Os pagamentos dos dois últimos lotes de restituição ocorrerão nos dias 31 de agosto e 30 de setembro.

Malha fina do IR

Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o “extrato” do IR no site da Receita Federal, o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do Imposto de Renda é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora.

Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.