“Retrato: Substantivo Feminino” traz diálogos entre manifestações populares

Projeto apresenta encontro de olhares e histórias através de retratos

Por: Redação | Comunicar erro
divulgação
Tradições do Cavalo Marinho, Reinado e Batuque são apresentados em projeto artístico

Entre 2009 e 2011, as artistas Tatiana Devos Gentile e Laura Tamiana realizaram um projeto que reuniu 25 mulheres ligadas a manifestações populares de diferentes regiões do país, em três residências artísticas, com proposta de confecção coletiva de retratos em foto e vídeo. O resultado do trabalho chega ao Sesc Ipiranga, a partir de sábado, 15, com “Retrato – Substantivo Feminino”. A mostra fica em cartaz até 20 de novembro.

A programação, com entrada totalmente Catraca Livre,  traz a exposição de fotografias e vídeos produzidos; uma reunião com as todas as integrantes do projeto, que compartilham suas músicas e tradições – Cavalo Marinho (Condado – PE), o Reinado (Belo Horizonte – MG) e o Batuque (Capivari e Piracicaba – SP); e um bate-papo com as artistas idealizadoras, que contam sobre o processo de realização.

Confira os detalhes da programação:

Exposição Retrato: Substantivo Feminino

De 15/10 a 20/11

A exposição apresenta os retratos em foto e vídeo feitos coletivamente pelas 25 mulheres que integram o projeto. As fotografias são expostas em diferentes formatos – como lambe-lambes e monóculos – e os retratos em vídeo são exibidos em um dispositivo individual construído pelas mulheres. Correspondências em vídeo trocadas pelas integrantes; e intervenções sonoras criadas pelo músico pernambucano Helder Vasconcelos também compõem exposição.

Veja um dos vídeos do projeto:

De ivanice para Isabel

Retrato: substantivo feminino - Correspondências Das mulheres do Cavalo Marinho - Condado/PE para as mulheres do Reinado/ Belo Horizonte/MG.

Sambada

Sábado, 15, às 19h

As mulheres integrantes do projeto, vindas de Pernambuco, Minas Gerais e interior de São Paulo, reunem-se com músicos convidados para compartilhar com o público a música e dança de suas tradições: Cavalo Marinho, Reinado e o Batuque.

divulgação
Projeto traz encontro de olhares através de fotografias e vídeos

 

 

 

 

 

 

 

 

Bate-papo

Domingo, 16, às 14h

As artistas idealizadoras, Tatiana Devos Gentile e Laura Tamiana, juntamente com as  25 mulheres que integram o projeto contam e mostram um pouco do processo de trabalho.

divulgação
Os contextos culturais de cada grupo serão abordados em encontro com idealizadoras

Compartilhe: